A PREPOSIÇÃO "EM" NA OBRA DE LUÍS DE STTAU MONTEIRO «ANGÚSTIA PARA O JANTAR» E NA SUA TRADUÇÃO INGLESA, «THE RULES OF THE GAME»

Autores

  • Teresa Alexandra Azevedo Pataco

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi5.3349

Palavras-chave:

Tradução, Semântica Cognitiva, Preposições de Lugar e Tempo

Resumo

A análise linguística é determinante para a compreensão cabal dos mecanismos gramaticais de qualquer língua e, consequentemente, é fundamental para quem lida com a disciplina da Tradução, quer na sua vertente prática, quer na sua vertente teórica. Logo, a perspectiva gramatical é peça central no ensino e na aprendizagem, quer de um falante nativo, quer de um falante não-nativo. A descrição estratificada (bem como a simplificação que daí advém) de uma linguagem segundo áreas específicas é muito eficaz em termos pedagógicos, sobretudo porque as gramáticas evoluíram muito no sentido de utilizarem textos reais, de funcionalidade prática. Este trabalho assentou, num primeiro momento, numa teorização normativa tradicional das preposições de lugar e tempo que permitiu, depois, evoluir para uma análise conceptual dos exemplos retirados de Angústia para o Jantar e da sua tradução inglesa, The Rules of the Game. Ficou, por fim, claro que as regras gramaticais podem explicar o pensamento humano, o que enfatizou o papel central que a linguagem desempenha na relação Mente/Cérebro.

Downloads

Publicado

2019-08:-22

Como Citar

Azevedo Pataco, T. A. (2019). A PREPOSIÇÃO "EM" NA OBRA DE LUÍS DE STTAU MONTEIRO «ANGÚSTIA PARA O JANTAR» E NA SUA TRADUÇÃO INGLESA, «THE RULES OF THE GAME». POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (5). https://doi.org/10.34630/polissema.vi5.3349

Edição

Secção

Artigos