DA INFÂNCIA PARA O MUNDO: AS LEITURAS QUE EDUCAM PARA OS VALORES E FORMAM O CARÁCTER

Autores

  • Maria do Céu Gomes Nogueira Pontes

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3289

Palavras-chave:

ética, valores, leitura, contos, infância

Resumo

Neste artigo pretende-se reflectir sobre a importância da leitura de contos para o desenvolvimento moral e ético na infância. Partindo da confusão entre valores e opiniões e das dificuldades em educar para os valores num mundo anti-ético, comenta-se a relevância do ritual da “Hora do Conto” – tanto à hora de dormir como durante o dia – e da terapia através dos contos. Defende-se ainda que a reflexão e a consciencialização que advêm da leitura de alguns contos – de que se sugerem exemplos – permitem a aquisição de referências sólidas no âmbito duma “ética de salvaguarda”: de si, dos outros, da natureza e do mundo.

Downloads

Publicado

2019-08:-20

Como Citar

Gomes Nogueira Pontes, M. do C. (2019). DA INFÂNCIA PARA O MUNDO: AS LEITURAS QUE EDUCAM PARA OS VALORES E FORMAM O CARÁCTER. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (8), 182–198. https://doi.org/10.34630/polissema.vi8.3289

Edição

Secção

Artigos