INVISIBLE CITIES: THE TABLE OF CONTENTS AND THE LABYRINTHS OF REALITY

Autores

  • Daniel Serravalle de Sá

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi9.3234

Palavras-chave:

Italo Calvino, As Cidades Invisíveis, Conceito de obra aberta e fechada, Teoria cultural

Resumo

Em As Cidades Invisíveis (1972), Italo Calvino contrasta uma estrutura rígida com um conteúdo textual maleável. A tensão se dá entre a estrutura numérica delineada no índice e os textos polissêmicos que formam a matéria-prima do livro. Essa oposição entre forma e conteúdo aponta para uma dicotomia na concepção do romance ligada a teorias da obra aberta e fechada. Este artigo vai investigar a concepção estrutural de Cidades Invisíveis através do índice buscando discutir a validade de alguns modelos formalistas de representação propostos pela crítica especializada. O objetivo é analisar a pertinência de tais leituras em face de teorias históricas e culturais. Almejando descobrir os possíveis significados o presente artigo vai questionar a que ponto tais complexidades formais podem ser consideradas literárias se, em última instância, elas não são relacionadas com a cultura que lê o texto.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Serravalle de Sá, D. (2019). INVISIBLE CITIES: THE TABLE OF CONTENTS AND THE LABYRINTHS OF REALITY. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, 1(9), 23–38. https://doi.org/10.34630/polissema.vi9.3234

Edição

Secção

Artigos