Resumo
Enquadramento: O cancro do pulmão apresenta altas taxas de incidência e de prevalência estando associado a índices de morbilidade e mortalidade significativos. A fisioterapia poderá desempenhar um papel relevante no tratamento de pacientes com neoplasia do pulmão, facilitando a sua recuperação, através de procedimentos e técnicas específicas [1,2]. Objetivo: Revisão de literatura que analisa a prática baseada na evidência da intervenção da fisioterapia na reabilitação de pacientes com neoplasia do pulmão. Métodos: Foram utilizadas as orientações PRISMA, com formulação de uma pergunta PICO (População; Intervenção; Comparador; Outcome): "A fisioterapia (I) é um procedimento terapêutico eficaz e relevante no acompanhamento de pacientes com neoplasia do pulmão (P) melhorando o seu estado de saúde e qualidade de vida (O) quando comparado com pacientes que não fazem fisioterapia (C)?” Como fonte, utilizou-se a base de dados PubMed, artigos de 2020 a 2023, e com critérios de elegibilidade a utilização dos descritores “fisioterapia” e “cancro do pulmão”, artigos completos e de acesso gratuito e de a fisioterapia ser aplicada a uma parte dos pacientes (n=166). Resultados: Na maioria dos artigos elegíveis (n=11) considera-se que a fisioterapia melhora a força muscular, a resistência ao esforço e a função cardiorrespiratória. Os exercícios ajudam a diminuir a fadiga (7 estudos). Em 4 estudos sugere-se que a fisioterapia em cuidados paliativos melhora a qualidade de vida dos pacientes com neoplasia do pulmão . Conclusões: A fisioterapia poderá reduzir complicações associadas à doença e tratamentos, sendo uma estratégia válida no acompanhamento destes pacientes e como tal, deverá ser integrada precocemente nos protocolos de intervenção feitos a esta população.
Referências
Zhao C, Bi Y. Effect of lung rehabilitation exercise on the postoperative respiratory function of patients with lung cancer. Asian J Surg. 2022: 45(10). doi: 10.1016/j.asjsur.2022.04.062.
Bibo L, Goldblatt J, Merry J. Does preoperative pulmonary rehabilitation/physiotherapy improve patient outcomes following lung resection? Interact Cardiovasc Thorac Surg. 2021: 27;32(6):933-937.doi: 10.1093/icvts/ivab011
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Direitos de Autor (c) 2024 Gonçalo Soares