Gestão da medicação em creches e pré-escolar: a construção de manual
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Palavras-chave

Gestão da Medicação
creches e pré-escolar
manual

Como Citar

Costa-Veiga, A., Gonçalves, M., Duarte, M., & Luz, R. (2023). Gestão da medicação em creches e pré-escolar: a construção de manual. Proceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health, 1(3), 23. https://doi.org/10.26537/prpaeh.v1i3.5425

Resumo

Enquadramento: A gestão da medicação é o processo desde a seleção do medicamento à sua administração e monitorização, incluindo etapas como o armazenamento. Este processo, aplicado ao contexto de creches e pré-escolar, tem como objetivo principal garantir a administração do medicamento correto à criança correta, na dose, hora e pela via de administração corretas, bem como assegurar boas condições de armazenamento dos medicamentos. A gestão da medicação em creches e no pré-escolar é uma realidade pouco explorada em Portugal, no entanto, é uma área de grande importância, uma vez que as intoxicações agudas medicamentosas são frequentes na faixa etária pediátrica. Objetivo: construir um manual de práticas seguras para utilização das instituições, com a finalidade de contribuir e auxiliar as mesmas numa correta gestão da medicação em creches e no pré-escolar. Métodos: Para a construção do manual de práticas seguras realizou-se uma revisão sistemática da literatura, extraindo-se e sistematizando informação disponível em sites de instituições e organizações nacionais (como Direção-Geral da Saúde e Segurança Social) e internacionais. Além disso, foi realizada uma visita a uma instituição com valência de creche e pré-escolar, de forma a aprofundar o conhecimento e a melhor poder adequar o manual a esta realidade. Resultados: O manual construído incide em áreas prioritárias como: armazenamento, administração, documentação relativa à administração de medicamentos e níveis de responsabilidade na instituição, aplicadas à gestão da medicação. Conclusões: O contributo do Técnico de Farmácia nesta área tem especial relevância uma vez que pretende promover o bom uso do medicamento, contribuindo para o aumento da literacia da medicação em educadores, auxiliares e pais, prevenindo potenciais erros de medicação.

https://doi.org/10.26537/prpaeh.v1i3.5425
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Referências

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