Resumo
Enquadramento: Os Serviços Farmacêuticos têm como principal função garantir uma disponibilidade adequada de medicamentos e produtos de saúde, funcionando como elo de ligação aos serviços clínicos. Com o conhecimento de que a inovação digital traz um aumento da qualidade do serviço tornando as atividades mais simples, estruturadas e seguras, esta resulta numa melhor eficácia nas operações trazendo não só resultados internos do serviço, mas também resultados conjuntos com outros serviços do hospital [1]. A distribuição de medicamentos é o denominador comum e a face mais visível da atividade farmacêutica [2]. Neste caso, o projeto é aplicado aos pedidos de medicação dos serviços de internamento em dose unitária. O circuito do medicamento atravessa várias classes profissionais, o que implica uma boa gestão nos procedimentos de modo a garantir a segurança dos doentes e que os recursos não sejam desperdiçados. Objetivo: promover a farmácia digital. Métodos: Este projeto teve por base a metodologia de design centrado no ser humano, definida com uma abordagem criativa com foco nos utilizadores atendendo às suas necessidades e requisitos, dividida em três fases, inspiração, ideação e implementação [3]. Esta metodologia teve recurso a métodos qualitativos de pesquisa, os quais foram os grupos de foco e observação de processos. Resultados: Na totalidade foram realizadas três sessões de grupo de foco, que tiveram como propósitos, identificar causas e consequências, procurar soluções inovadoras e criar protótipos. Das várias ideias resultaram três protótipos e os respetivos potenciais benefícios para, de forma inovadora e digital, reduzir o problema estudado. Conclusões: A aplicação dos protótipos obriga a desenvolvimentos informáticos e investimentos financeiros, o que leva a algumas limitações neste estudo, contudo foram efetuadas recomendações e indicações práticas que apontam melhorar o processo de pedidos de medicação dos serviços de internamento em âmbito hospitalar.
Referências
Valécio, M. Inovações tecnológicas para a farmácia hospitalar [Internet]. [citado 13 de outubro de 2023]. Disponível em: https://ictq.com.br/farmacia-hospitalar/3186-inovacoes-tecnologicas-para-a-farmacia-hospitalar
Conselho do Colégio da Especialidade em Farmácia Hospitalar. Boas práticas de farmácia hospitalar,1ª ed.; Ordem dos Farmacêuticos: Porto, Portugal, 1999.
IDEO.org. The Field Guide to Human-Centered Design, 1ª ed.; IDEO: San Francisco, 2015.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Alves, José Crispim