Resumo
Introdução: A Moringa oleifera pertence à família Moringaceae. Acredita-se que a planta atue como antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória, anticancerígena, anti-hiperglicémica e neuroprotetora. Muitos são os estudos focados na pesquisa de atividades biológicas em extratos de M. oleifera, porém poucos são os realizados em produtos comerciais [1-4]. Objetivo: Avaliar, in vitro, a atividade antioxidante, antibacteriana e citotóxica do extrato aquoso de um produto comercial contendo Moringa e Limão. Métodos: Para a obtenção do extrato aquoso preparou-se uma infusão do produto (uma saqueta em 250 ml de água fervente, por 5 minutos), que foi filtrada e posteriormente liofilizada. Na avaliação da atividade antioxidante in vitro, recorreu-se ao ensaio do peróxido de hidrogénio (H2O2) e do 2,2-azinobis (3-etilbenzotiazolina-acidosulfónico) (ABTS), assim como à determinação do teor total de compostos fenólicos (TPC). Para avaliação da atividade antibacteriana, recorreu-se ao ensaio de difusão em discos (concentrações testadas: 0,5; 1; 5; e 10 mg/m) e à determinação da Concentração Mínima Inibitória (CMI), por microdiluição. Por fim, avaliou-se a citotoxicidade às 48h, pelo ensaio do 3-(4,5-dimetiltiazol-2-il) -2,5-brometo de difeniltetrazólio (MTT), em células A549 (linha celular epitelial de carcinoma do pulmão). Resultados: Obteve-se um TPC de 45,7 ± 0,0 mg GAE/g extrato. Nos ensaios antioxidantes, os valores de IC50 foram de 3,1 µg/ml e 200,8 ± 0,3 µg/ml para o ensaio de H2O2 e ABTS, respetivamente. Quanto à atividade antibacteriana, obteve-se um halo de inibição de 12 mm na concentração de 10 mg/ml, para a Escherichia coli e Staphylococcus aureus, e um valor de CMI de 5 mg/ml para a E.coli. Por fim, no ensaio de MTT, a % de viabilidade celular variou entre 56,6% e 61,2% às 48h. Conclusões: O extrato aquoso da mistura parece ter potencial antioxidante e antibacteriano que poderá estar associado aos compostos das plantas, porém mais estudos são necessários para confirmar os dados obtidos.
Referências
Dhakad AK, Ikram M, Sharma S, Khan S, Pandey VV, Singh A. Biological, nutritional, and therapeutic significance of Moringa oleifera Lam. Phytotherapy Research. 2019; 1:34.
Ghimire S, Subedi L, Acharya N, Gaire BP. Moringa oleifera: A Tree of Life as a Promising Medicinal Plant for Neurodegenerative Diseases. Journal of Agricultural and Food Chemistry. 2021;69(48):14358–14371.
Vargas-Sánchez K, Garay-Jaramillo E, González-Reyes RE. Effects of Moringa oleifera on Glycaemia and Insulin Levels: A Review of Animal and Human Studies. Nutrients. 2019;11(12):2907.
Wu YY, Xu YM, Lau ATY. Anti-Cancer and Medicinal Potentials of Moringa Isothiocyanate. Molecules. 2021;26(24):7512.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Direitos de Autor (c) 2023 Camila Bastos, Débora Fonseca, Eduardo Marques, Cláudia Pinho