Marketing sustentável vs. greenwashing: O que diferencia uma marca verdadeiramente sustentável?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.v1i5.6206

Palavras-chave:

Marketing sustentável, Greenwashing, Transparência, Lealdade do consumidor, Responsabilidade corporativa, Comunicação ética

Resumo

Os consumidores manifestam-se cada vez mais conscientes com os bens que adquirem, tornando-se mais atentos aos valores das marcas e às suas práticas. Este paradigma, tem gerado uma pressão crescente nas marcas, que se estão a ver forçadas a reformular as suas abordagens. Neste contexto, há dois fenómenos que se destacam - o marketing sustentável e o greenwashing. O marketing sustentável é associado a boas práticas, um esforço real e genuíno por parte das empresas em assumir estratégias que impactem de forma positiva o ambiente e a sociedade. Por outro lado, o greenwashing, é associado a práticas enganosas, onde as marcas procuram ludibriar o consumidor através da apropriação de virtudes ambientalistas, sem que haja um compromisso real. O propósito deste artigo é fazer o paralelismo entre estes dois fenómenos, explorando de forma detalhada as suas diferenças, o seu impacto e as suas consequências. Para isso, serão apresentados e analisados casos de marcas, que se destacam positivamente e negativamente.

Referências

Chomova, K. (2022). Evolution of sustainability in marketing. ResearchGate. https://www.researchgate.net/publication/359815372_Evolution_of_Sustainability_in_Marketing

Gheorghe, C. A., & Matefi, R. (2021). Sustainability and transparency—necessary conditions for the transition from fast to slow fashion: Zara join life collection’s analysis. Sustainability, 13(19), 11013.

https://doi.org/10.3390/su131911013

Kemper, J., & Ballantine, P. (2019). What do we mean by sustainability marketing?. ResearchGate.

https://doi.org/10.1080/0267257X.2019.1573845

Khalid, A. (2023). Sustainable Marketing and its impact on society: A study of marketing strategies and opportunities promoting eco-friendly lifestyle. SSRN.

http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4570227

Lagun, C. S. (2022). Sustainable or greenwash? an analysis of how fast fashion brands use social media marketing. [Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Portuguesa]. Repositório Comum.

https://repositorio.ucp.pt/entities/publication/fd47682d-de65-45e8-bae1-4277e4524932

Lay, S. (2024). The impact of green marketing campaign towards H&M Indonesia customers’ purchase decision: A case study on h&m conscious collection. Jurnal Indonesia Sosial Sains.

https://doi.org/10.59141/jiss.v5i03.1054

Montgomery, A. W., Lyon, T. P., & Barg, J. (2023). No End in Sight? A Greenwash Review and Research Agenda. Organization & Environment, 37(2), 221-256.

https://doi.org/10.1177/10860266231168905

Nguyen, N. (2023). Fast fashion & greenwashing: The worst combination for sustainability. ResearchGate. https://www.researchgate.net/publication/373632703_Fast_Fashion_Greenwashing_The_Worst_Combination_for_Sustainability

Patagonia. (2011). Don’t buy this jacket, Black Friday and The New York Times. Patagonia.

https://www.patagonia.com/stories/dont-buy-this-jacket-black-friday-and-the-new-york-times/story-18615.html

Perret, J. (2024). Greenwashing in the fashion industry – the flipside of the sustainability trend from the perspective of generation Z. ResearchGate. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.22360.06403

Petrarca, E. (2025). Can Veja’s cobblers save your sneakers? Vogue.

https://www.vogue.com/article/veja-sneakers-cobbling

Portugal Têxtil. (2024). Dona da Zara investe em inovação sustentável.

https://portugaltextil.com/dona-da-zara-investe-em-inovacao-sustentavel/

Rodas , J. (2024). The Key Stella McCartney Sustainable Success in the Fashion Industry Over Other Fashion Luxury Brands. Er Publications. https://www.erpublications.com/uploaded_files/download/jamila-estrella-navarro-rodas_gzjxv.pdf

Santos, C., & Marques, A. (2023). A systematic literature review on greenwashing and its relationship to stakeholders: State of Art and Future Research Agenda. Researchgate.

http://dx.doi.org/10.1007/s11301-023-00337-5

Silva, R. J. P. T. (2022). Marketing verde: Como o greenwashing influencia a decisão de compra. [Dissertação de Mestrado, IPAM Porto - Marketing Business School]. Repositório Comum.

https://comum.rcaap.pt/entities/publication/14d6cff1-c8be-42c3-89c6-2ce54d693b93

VEJA. (s.d.). Projeto transparência.

https://www.veja-store.com.br/projeto-transparencia.html

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Ferreira, S. (2025). Marketing sustentável vs. greenwashing: O que diferencia uma marca verdadeiramente sustentável?. The Trends Hub, 1(5). https://doi.org/10.34630/tth.v1i5.6206

Edição

Secção

Artigos