A teoria dos arquétipos e a humanização das marcas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5726

Palavras-chave:

Arquétipos, Humanização, Marketing, Autenticidade, Conexões emocionais, Tecnologia

Resumo

A teoria dos arquétipos e a humanização das marcas são fundamentais no
marketing contemporâneo. Baseada nos princípios de Carl Jung, permite uma
conexão profunda com os consumidores. Ao integrar arquétipos, as marcas
contam histórias envolventes, estabelecendo ligações emocionais duradouras.
Além disso, a humanização vai além da personalização, incluindo responsabilidade
social e ética empresarial. Num contexto digital, marcas humanizadas destacamse pela autenticidade, conquistando a lealdade dos consumidores e impactando
positivamente a sociedade. Em suma, a humanização das marcas é essencial para
estabelecer conexões emocionais e alcançar sucesso no mercado atual.

Referências

Jung, C. (2011). Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo.

Kolodziejczak, W. (2024). How Nike Humanizes the Brand.

https://www.linkedin.com/pulse/how-nike-humanizes-brand-wojtek-kolodziejczakjogrf/?trackingId=OwEZDskdT7uDSJRw8LpU1A%3D%3D

Kotler, P. (2017). Marketing 4.0 Do Tradicional ao Digital. https://doi.org/10.4018/978-1-

-2139-6.ch005

Kotler, P. (2021). Marketing 5.0 Tecologia para a humanidade (Issue september 2016).

MacInnis, D., & Folkes, V. (2017). Humanizing brands: When brands seem to be like me,

part of me, and in a relationship with me. Journal of Consumer Psychology, 27(3),

–374. https://doi.org/10.1016/j.jcps.2016.12.003

Mark, M., & Pearson, C. (2001). O Herói e o Fora-Da-Lei.

https://books.google.com.br/books/about/Herói_E_O_Fora_da_lei_O.html?id=yifv0

OwENxcC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&

q&f=false

Pashcoal, V. (2022). Marketing humanizado: o que é e como aplicar no seu negócio.

https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/marketing-humanizado-o-que-e-ecomo-aplicar-no-seu-negocio

Salgado, C. (2023). Teoria dos Arquétipos e Humanização das Marcas.

https://www.linkedin.com/pulse/teoria-dos-arquétipos-e-humanização-das-marcascatarina-salgado/

Sanders, J., & Krieken, K. (2018). Exploring narrative structure and hero enactment in brand

stories. Frontiers in Psychology, 9(SEP). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01645

Soares, S. (2023). Tecnologia e humanização das marcas : explorando a Teoria dos

arquétipos na era digital

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Teixeira, B. T. (2024). A teoria dos arquétipos e a humanização das marcas. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5726

Edição

Secção

Artigos