Perspetivas sobre a Cobertura Mediática Desportiva: Repensando o Papel do Futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5717

Palavras-chave:

#comunicaçãosocial #desporto #marketing #sociedade #influência

Resumo

É hoje incontestável o grandioso papel que a comunicação social desempenha numa sociedade em constante mudança. Começando pelo offline, onde tudo era diferente, a evolução tecnológica alterou profundamente a maneira como os eventos desportivos são transmitidos e discutidos. Esta transformação não só ampliou a acessibilidade e visibilidade do desporto, como também desafiou as fronteiras entre o público e o privado, entre o atleta e o espectador. Neste contexto, este estudo visa analisar o impacto e influência da comunicação social no mundo desportivo contemporâneo.

 

Referências

Borges, F. V. (2019). Os Clubes de Futebol E Novas Formas de Produzir a Informação Desportiva. Mediapolis–Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (8), 119-133. https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/2183-6019_8_8/5947

Coelho, J. N. (2000). “PAIXÃO FC, A EQUIPA DE TODOS NÓS”: FUTEBOL, IDENTIDADES, SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Comunicação apresentada no IV Congresso Português de Sociologia, Coimbra. https://associacaoportuguesasociologia.pt/cms/docs_prv/docs/DPR462e06e1b4bdd_1.PDF

de Lemos Quintela, J. (2022). Comunicação e futebol: os “três grandes” do futebol português. Observatorio (OBS*), 16(4), 185-210. https://www.researchgate.net/publication/366718999_Football_and_Communication_The_Big_Three_of_Portuguese_FootballComunicacao_e_Futebol_Os_Tres_Grandes_do_Futebol_Portugues

Duarte, R. P. A. M. (2015). Branding Para Microempresas: Caso Designrut (Doctoral dissertation, Universidade de Lisboa (Portugal)). https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/10843/1/DM-RPAMD-2015.pdf

Ferreira, T. E. (2022, maio 27). Departamentos de Comunicação nos clubes de futebol em Portugal. Linkedin.com. https://www.linkedin.com/pulse/departamentos-de- comunica%C3%A7%C3%A3o-nos-clubes-futebol-em-ferreira/?originalSubdomain=pt

Gomes, J. C. (2019, maio 23). As audiências intrínsecas do desporto em Portugal. Linkedin.com. https://www.linkedin.com/pulse/audi%C3%AAncias-intr%C3%ADnsecas-do-desporto-em-portugal-jos%C3%A9-carlos-gomes/

Minuto, N. ao. (2024, março 21). Nova camisola de Inglaterra provoca polémica. FA e Nike não voltam atrás. Notícias ao Minuto. https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2525670/nova-camisola-de-inglaterra-provoca-polemica-fa-e-nike-nao-voltam-atras

Pinheiro, F., & Marín-Montín, J. (2019). Media, comunicação e desporto. Uma introdução. Mediapolis, (8), 5-10. https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/88657/1/7610-Texto%20do%20Artigo-28657-1-10-20191213.pdf

Pires, R. (2016, maio 1). #Marshall McLuhan: O Profeta da Era Digital. Das Teorias. https://medium.com/das-teorias/marshall-mcluhan-o-profeta-da-era-digital-89be96dc4818

Ribeiro, R. (2022, outubro 1). “O futebol é a mais importante das coisas menos importantes da vida.” Medium. https://medium.com/@ricardoesportivo/o-futebol-%C3%A9-a-mais-importante-das-coisas-menos-importantes-da-vida-6a4d81efce7c

(Sem data). Amelica.org. Obtido 28 de abril de 2024, de http://portal.amelica.org/ameli/journal/819/8194151011/movil/index.html

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Ferreira, B. (2024). Perspetivas sobre a Cobertura Mediática Desportiva: Repensando o Papel do Futebol . The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5717

Edição

Secção

Artigos