O poder das redes sociais na construção de marcas de moda e cosmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5708

Palavras-chave:

Redes Sociais, Moda, cosmética, Influenciadores, engajamento, Estratégias

Resumo

As redes sociais são cada vez mais importantes na comunicação estratégica da marca, como plataformas de partilha de experiências tornaram-se fundamentais para aumentar as vendas dos produtos de moda e cosmética e divulgar novas marcas no mercado. Ganham cada vez mais relevância na construção de marcas independentemente do seu tamanho empresarial, uma vez que, o consumidor procura uma relação emocional com a marca através da sua forma de comunicar digitalmente. Permitem assim que as marcas comuniquem diretamente com o seu público-alvo de forma imediata e eficiente, oferecendo divulgação e visibilidade, o que faz com que alcancem um público amplo e diversificado, a possibilidade de promover produtos, anunciar novidades e criar curiosidade em torno de novos lançamentos. Neste artigo é explorado como as marcas se conectam com o seu público-alvo, constroem relacionamentos e fortalecem as suas identidades através das redes sociais.

Referências

Chu, Shu-Chuan. (11 de agosto de 2020). The Power of Social Media in Fashion Advertising. Taylor&Francis Online. Retrived 25 de março de 2024 https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15252019.2020.1802955

Equipa, Daisie. (25 de maio de 2023). Top Fashion Brands Collaborating with Micro Influencers in 2023. Daisie. Retrived 25 de março de 2024 https://blog.daisie.com/top-fashion-brands-collaborating-with-micro-influencers-in-2023/

Gilliland, Nikki. (12 de novembro de 2020). How brands are getting creative with virtual events & entertainment experiences. Econsultancy. Retrived 25 de março de 2024 https://econsultancy.com/how-brands-are-getting-creative-with-virtual-events-entertainment-experiences/

Glendinning, Maddison. (8 de outubro de 2020). How Nine Designers Used Virtual Runway Shows to Make a Statement This Season. Fashion. Retrived 1 de abril de 2024 https://fashionmagazine.com/style/vritual-runway-shows-ss21-recap/

Gomes, Sandra M. (7 de março de 2023). Relatório sobre o digital para 2023: a utilização da internet e das redes sociais em Portugal. Invoicexpress. Retrived 28 de março de 2024 https://invoicexpress.com/blog/relatorio-digital-portugal-2023

Institute of business ethics. (2 de maio de 2019). The ethical challenges and opportunities of social media. Retrived 25 de março de 2024 https://www.ibe.org.uk/resource/the-ethical-challenges-and-opportunities-of-social-media-use.html

Kemp, Simon. (23 de fevereiro de 2024). Digital 2024: Portugal. Datareportal. Retrived 29 de março de 2024 https://datareportal.com/reports/digital-2024-portugal

Lameiras, Teresa. (8 de março de 2024). Publicidade com propósito: marcas como agentes de mudança na sociedade. Sapo. Retrived 28 de março de 2024 https://eco.sapo.pt/opiniao/publicidade-com-proposito-marcas-como-agentes-de-mudanca-na-sociedade/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20a%20publicidade%20com%20prop%C3%B3sito%20tamb%C3%A9m%20desafia,pol%C3%ADticas%20ambientais%2C%20condi%C3%A7%C3%B5es%20de%20trabalho%20e%20compromissos%20%C3%A9ticos.

Launchmetrics Content Team. (19 de maio de 2020). The Impact of Influencer Marketing on Fashion, Beauty and Luxury Sales. LaunchMetrics. Retrived 27 de abril de 2024 https://www.launchmetrics.com/resources/blog/influencer-marketing-impact-on-sales

Lechemia, Quentin. (26 de setembro de 2016). Case study: Is burberry’s social media use the best amongst luxury brands. Socialwall. Retrived 28 de março de 2024 https://socialwall.me/en/burberry-social-media-use-luxury-brands/

Modder, Lara. (6 de março de 2022). How to Win at Social Media: A Glossier Case Study. Medium. Retrived 25 de março de 2024 https://medium.com/marketing-in-the-age-of-digital/how-to-win-at-social-media-a-glossier-case-study-51b36040c67f

Morris, Elle. (27 de setembro de 2023). Beauty Brands That Are Winning in Social Media with TikTok Influencers. Beauty Packaging. Retrived 25 de março de 2024 https://www.beautypackaging.com/contents/view_experts-opinion/2023-09-27/beauty-brands-that-are-winning-in-social-media-with-tiktok-influencers/

Schwarz, Rafael. (15 de fevereiro de 2022). Why Social Media Marketing Will Only Become More Popular In The Beauty Industry In 2022. Forbes. Retrived 27 de abril de 2024 https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2022/02/15/why-social-media-marketing-will-only-become-more-popular-in-the-beauty-industry-in-2022/

Wright, Gavin. (dezembro de 2022). social networking. TechTarget. Retrived 30 de março de 2024 https://www.techtarget.com/whatis/definition/social-networking

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Mota, B. (2024). O poder das redes sociais na construção de marcas de moda e cosmética. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5708

Edição

Secção

Artigos