O populismo e a sua influência nas campanhas eleitorais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5695

Palavras-chave:

Populismo, Democracia, Comunicação, Opinião pública, Futuro, Elites

Resumo

O fenômeno do populismo, frequentemente mal definido e vinculado a conotações desfavoráveis, apresenta um desafio à democracia liberal ao favorecer elites econômicas, políticas ou étnicas. Essa realidade suscita questões críticas sobre a dinâmica democrática e as relações entre líderes e eleitores, podendo minar a compreensão pública e a confiança nas instituições democráticas. Para lidar com o populismo, é crucial investir em educação cívica, implementar reformas institucionais e promover um compromisso sólido com o debate político. O futuro tanto do populismo quanto da democracia está intrinsecamente ligado às escolhas e ações da sociedade. A comunicação desempenha um papel fundamental no populismo, pois os líderes atraem adeptos por meio de métodos diretos.

Referências

Hall, N. G. e. P. A. (2018). Populism as a problem of social inegration. Retrieved 04/04/2024 from https://scholar.harvard.edu/files/hall/files/gidronhallmay2018.pdf

Laclau, E. (2005). On populist reason. Verso.

Mudde, C. (2014). The Populist Zeitgeist. Government and Opposition, 39(4), 541-563. https://doi.org/10.1111/j.1477-7053.2004.00135.x

Resnick, D. (2017). 101Populism in Africa. In C. R. Kaltwasser, P. Taggart, P. O. Espejo, & P. Ostiguy (Eds.), The Oxford Handbook of Populism (pp. 0). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198803560.013.4

Tagieff, P.-A. (2012). LE NOUVEAU NATIONAL - POPULISME.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Martins Silva, N. F. (2024). O populismo e a sua influência nas campanhas eleitorais. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5695

Edição

Secção

Artigos