A Comunicação na era da desinformação : a inverdade da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5680Palavras-chave:
Desinformação, Transparência, Notícias falsas, Comunicação, ÉticaResumo
A mentira e a desinformação são fenômenos antigos que têm permeado a história da humanidade. Ao longo dos anos, a ascensão do mundo digital tem acelerado drasticamente a propagação destes conceitos, sendo quase impercetível distinguir a verdade e a mentira. Esta evolução, apesar das suas vantagens, despertou também um lado sombrio onde o aumento da disseminação da desinformação é evidente. Neste cenário, a manipulação da opinião pública, a influência de comportamentos ou a obtenção de vantagens políticas, econômicas ou ideológicas, quer de forma intencional ou não, tornam-se os focos centrais destes conceitos. Neste artigo, será feita uma visão geral dos conceitos da desinformação, como é que esta se propaga, a importância de uma comunicação transparente, a desinformação na atualidade e, as suas consequências. Por fim serão sugeridas algumas práticas para prevenção deste problema.
Referências
Aïmeur, E., Amri, S., & Brassard, G. (2023). Fake news , disinformation and misinformation in social media : a review. In Social Network Analysis and Mining. Springer Vienna. https://doi.org/10.1007/s13278-023-01028-5
Betzel, J. (2023). As Vantagens da Comunicação Transparente na Gestão de Equipes. https://www.linkedin.com/pulse/vantagens-da-comunicação-transparente-na-gestão-de-equipes-betzel/?originalSubdomain=pt
Costa, A. (2019). FAKE NEWS : as consequências da desinformação.
Ganhão, C. (2023). Há cada vez mais conteúdo falso nas redes sociais e a culpa é do Fake Out Of Home. https://www.imagensdemarca.pt/artigo/ha-cada-vez-mais-conteudo-falso-nas-redes-sociais-e-a-culpa-e-do-fake-out-of-home/
Host Mídia. (2024). Fake News e desinformação na Internet: O que é e quais seus impactos. https://www.hostmidia.com.br/blog/fake-news/
Joyner, L., Buchanan, T., & Yetkili, O. (2023). Moral leniency towards belief-consistent disinformation may help explain its spread on social media. 1–23. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0281777
Lusa. (2020). Desinformação propaga-se mais rápido e atinge mais pessoas do que vírus biológicos. https://www.publico.pt/2020/03/20/ciencia/noticia/desinformacao-propagase-rapido-atinge-pessoas-virus-biologicos-1908642
Nações Unidas Brasil. (2020). Combate à desinfodemia: trabalhar pela verdade em tempos de COVID-19. https://brasil.un.org/pt-br/93855-combate-à-desinfodemia-trabalhar-pela-verdade-em-tempos-de-covid-19
Paschen, J. (2019). Investigating the emotional appeal of fake news using arti fi cial intelligence and human contributions. July. https://doi.org/10.1108/JPBM-12-2018-2179
Rocha, Y., Moura, G., Desidério, G., Oliveira, C., Lourenço, F., & Nicolete, L. (2023). The impact of fake news on social media and its influence on health during the COVID-19 pandemic : a systematic review.
Rodrigues, F. (2024). A distopia da desinformação: estarão os meios de comunicação a caminho do precipício? https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-distopia-da-desinformacao-estarao-os-meios-de-comunicacao-a-caminho-do-precipicio/
Segura, C. I. (2024). Desinformação e Fake News. https://www.internetsegura.pt/FakeNews
Tiessen, M. (2014). Coding the ( Digital ) Flows : Debt-by- Design and the Econo-Blogospheres ’ Transparency-Driven Infowar With the Federal Reserve. https://doi.org/10.1177/1532708613507890
Vosoughi, S., Roy, D., & Aral, S. (2018). The spread of true and false news online. 1151(March), 1146–1151.
Wardle, C. (2017). Fake news. It’s complicated. https://firstdraftnews.org/articles/fake-news-complicated/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.