Era da Pós-Verdade: Desafios e Perigos na Era Digital
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5112Palavras-chave:
Pós-verdade, fake news, comunicação empresarial, DesinformaçãoResumo
Com o aumento exponencial da disseminação de informações falsas e manipulação de factos na sociedade contemporânea, a comunicação empresarial deparasse com novos e desafiadores obstáculos quando se trata de construção e manutenção da sua imagem e reputação. Esse cenário é ainda mais grave devido à chamada "era da pós-verdade", caracterizada pela predominância de emoções, crenças e perceções pessoais em detrimento da verdade factual.A pós-verdade exerce um impacto significativo na forma como as empresas comunicam com os seus públicos e como esses públicos interpretam as informações divulgadas. Em vista disso, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias de comunicação que considerem a dinâmica da era da pós-verdade e que sejam capazes de manter a confiança e a credibilidade dos seus públicos.O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios que a era da pós-verdade impõe à comunicação empresarial e refletir sobre as estratégias que as empresas podem adotar para enfrentar esse cenário.
Referências
FERRARI, P. (2018). Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC/Fortaleza: Armazém de Cultura,2018.
Junior, J. L., & Graeml, A. R. (2021). Fake News e seus Impactos nas Organizações. AIS eLibrary.Obtido de https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1016&context=isla2021
Lé, J. B., Anecleto, Ú. C., & Ribeiro, A. E. (7 de dezembro de 2022). revista linguagem em foco. Saindo das bolhas de pós-verdade: ética da informação para fluência digital e combateàs fake news, pp. 29-48. Obtido dehttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9292
Lopes, F. (2 de dezembro de 2022). Pós-verdade: uma crítica a partir da perspectiva daInfocomunicação. doi:https://doi.org/10.26422/aucom.2022.1102.lop
Santaella, L. (2019). A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa? Barueri: Estação das letras e cores .
Silva, G. C., Silva, A. D., & Silva, N. C. (s.d.). revista de empreendorimos e gestão de micro e pequenas empresas . A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO COMUNICATIVO EM ORGANIZAÇÕES DE CARUARU-PE. Obtido de https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/132/ 65
Woida, L. M., & Silva, A. V. (s.d.). A DESINFORMAÇÃO E SEUS EFEITOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL.comvibra.org. Obtido de https://convibra.org/congresso/res/uploads/pdf/artigo_pdfejUELH22.09.2022_07.9.1
McIntyre, L. C. (2018). Pós-verdade / Lee C. McIntyre. Cambridge, MA: MIT Press, 2018. | Série: Série de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.