Employer branding: Só quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5110Palavras-chave:
worklifebalance, #employerbranding, burnout, retençãodetalentoResumo
Resumo
Atualmente o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, e as necessidades e os comportamentos dos potenciais candidatos estão em constante mudança. O work-life balance é agora uma questão cada vez mais pertinente na captação e retenção de talentos. Precisamos de ter atenção a importância do bem-estar no trabalho. A construção de uma marca forte, autêntica e transparente pode ajudar a destacar a empresa como um empregador de referência no mercado. Neste artigo são também referenciadas etapas para construir um employer branding de sucesso e alguns exemplos de empresas que abordaram o tema em várias vertentes.
Referências
Ambler, T., & Barrow, S. (1996). The employer brand. Journal of Brand Management, 4(3), 185-206.
Hirata, S.M. (2020). Employer Branding. LinkedIn.
https://pt.linkedin.com/pulse/employer-branding-s%C3%ADlvio-matheus-hirata
Leal, S. (2021). Portugal é o país da União Europeia onde os trabalhadores mais correm o risco de sofrer burnout? Jornal Polígrafo.
Lusa, (2019, May 28). OMS inclui 'burnout' na lista de doenças. Jornal Polígrafo.
https://www.dn.pt/vida-e-futuro/oms-inclui-burnout-na-lista-de-doencas-10948258.html
Maria, F. (2023, Maio 1). Z de muito felizes fora do trabalho: A geração Z que prefere ter uma vida equilibrada em vez de se sacrificar pela carreira profissional - e como isso é bom. CNN Portugal. Recuperado em 3 de Maio, 2023, de https://cnnportugal.iol.pt/emprego/trabalho/z-de-muito-felizes-fora-do-trabalho-a-geracao-z-que-prefere-ter-uma-vida-equilibrada-em-vez-de-se-sacrificar-pela-carreira-profissional-e-como-isso-e-bom/20230501/644bdbb1d34ed4d514fadfc3
Milheiro, C. (2021). Estar menos de um ano em cada emprego: sim ou não? E-konomista. https://www.e-konomista.pt/estar-menos-de-um-ano-em-cada-emprego/
Pereira, R.A. (2023, março 24). Sobre a felicidade finlandesa. JornalExpresso. https://expresso.pt/opiniao/2023-03-24-Sobre-a-felicidade-finlandesa-6493dbee
van Ruiten, M., Born, M. P., & Koen, P. (2020). Employee value proposition development: A co-creation approach. Journal of Business Research, 112, 64-77. doi:10.1016/j.jbusres.2019.12.042.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.