O O papel da Responsabilidade Social na consolidação da Reputação organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5093

Palavras-chave:

Reputação, Organização, Responsabilidade Social, Ética, Transparência, Estratégia Organizacional

Resumo

As revoluções industriais e tecnológicas transformaram completamente a sociedade. A capacidade de produção aumentou consideravelmente, culminando numa sucessão de flagelos sociais como problemas ambientais e a desigualdade social e económica.

Neste contexto, a responsabilidade social emergiu e ganhou importância nas decisões organizacionais. Uma organização socialmente responsável não cumpre apenas responsabilidades económicas e legais, este leque expande-se a questões éticas e sociais que desencadeiam benefícios para a organização e para a sociedade. Um dos principais benefícios para a organização centra-se no desenvolvimento da reputação organizacional.

Neste artigo pretende-se analisar a relação entre os dois conceitos, através de uma análise de estudos realizados e uma avaliação dos principais desafios para a integração destas práticas na estratégia organizacional.

 

 

Referências

Forte, S. d. (2018). Influência da Responsabilidade Social na Reputação Organizacional.

https://recil.ensinolusofona.pt/handle/10437/9273

Freitas, I. (2018). O Efeito da Responsabilidade Social Corporativa na Fidelidade à Marca: O Papel mediador da Imagem de Marca.

https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/9546/1/Tese%20de%20Mestrad o%20Publicidade%20e%20Marketing%20ESCS%20In%C3%AAs%20Freit as.pdf

Gaboleiro, A. (2023). Estas são as empresas mais responsáveis em Portugal.

Imagem de Marca.

https://www.imagensdemarca.pt/artigo/estas-sao-as-empresas-mais- responsaveis-em-portugal/

Lerner, E. B. (2006). A relação entre reputação corporativa e responsabilidade social corporativa.

https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23525

Magalhães, J. (2014). Responsabilidade Social e Imagem de Marca. p. 95.

https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/29115/1/Jo%C3%A3o%20Pedro% 20Cardoso%20Coelho%20de%20Magalh%C3%A3es%202008008467%20 Responsabilidade%20Social%20e%20Imagem%20de%20Marca.pdf

Rodrigues, A. (2020). O Impacto da Responsabilidade Social no Desempenho Financeiro de grandes empresas.

https://sigarra.up.pt/fep/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=427496

Zerfass, A., Moreno, A., Tench, R., Verčič, D., & Buhmann, A. (2022). European Communication Monitor 2022. Exploring diversity and empathic leadership, CommTech and consulting in communications. Results of a survey in 43 countries. Brussels: EUPRERA/EACD

https://www.communicationmonitor.eu/2022/07/07/ecm-european-communication-monitor-2022/

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Araújo, L. (2023). O O papel da Responsabilidade Social na consolidação da Reputação organizacional. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5093

Edição

Secção

Artigos