Desinformação e as Consequências na Gestão da Imagem e Reputação Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5088Palavras-chave:
Desinformação, Organização, Imagem, Reputação, Gestão, FakeNewsResumo
Face a toda a globalização permanente existente na sociedade atual e à velocidade com que, fidedigna ou não, a informação é veiculada através de todas as plataformas digitais, surge uma inevitável preocupação sobre a disseminação de conteúdos não validados, fragilizando, assim, a estabilidade das organizações. Neste artigo vai ser abordado o impacto do processo de Desinformação e das Fake News no dia a dia das organizações, considerando a necessidade de uma gestão eficiente da Imagem e Reputação Corporativa. Estarão as organizações preparadas para travar a disseminação da desinformação e proteger os seus bens intangíveis mais importantes?
Referências
Brisola, A. (2018). BRIZOLA- DESINFORMAÇÃO. https://projetocomprova.com.br/
Colpo, C. D., Brasileiro, F. S., & Oliveira, M. L. P. de. (2022). Evolução das organizações.
Congresso, X., & Cient, B. (2019). Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - São Paulo/SP - 06 a 09/05/2019.
João Henriques de Sousa Júnior, Michele Raasch, João Coelho Soares, & Letícia Virgínia Henriques Alves de Sousa Ribeiro. (2020). FAKE NEWS COVID. 321–346. https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/35978/20912
Lasbeck, L. C. A. (2007). Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional. Organicom, 4(7), 84. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138945
Lazer, D. M. J., Baum, M. A., Benkler, Y., Berinsky, A. J., Greenhill, K. M., Menczer, F., Metzger, M. J., Nyhan, B., Pennycook, G., Rothschild, D., Schudson, M., Sloman, S. A., Sunstein, C. R., Thorson, E. A., Watts, D. J., & Zittrain, J. L. (2018). The science of fake news: Addressing fake news requires a multidisciplinary effort. Science, 359(6380), 1094–1096. https://doi.org/10.1126/science.aao2998
Silva Junior, J. L., & Graeml, A. R. (2021). Fake News e seus Impactos nas Organizações: uma Revisão Sistemática da Literatura. Information Systems in Latin America, 17. https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1016&context=isla2021
Sintra, M. C. D. (2019). Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais. Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, 1–101. https://run.unl.pt/handle/10362/79564
Woida, L., & Silva, A. (n.d.). A DESINFORMAÇÃO E SEUS EFEITOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. 1, 1–26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.