Desinformação e as Consequências na Gestão da Imagem e Reputação Organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5088

Palavras-chave:

Desinformação, Organização, Imagem, Reputação, Gestão, FakeNews

Resumo

Face a toda a globalização permanente existente na sociedade atual e à velocidade com que, fidedigna ou não, a informação é veiculada através de todas as plataformas digitais, surge uma inevitável preocupação sobre a disseminação de conteúdos não validados, fragilizando, assim, a estabilidade das organizações. Neste artigo vai ser abordado o impacto do processo de Desinformação e das Fake News no dia a dia das organizações, considerando a necessidade de uma gestão eficiente da Imagem e Reputação Corporativa. Estarão as organizações preparadas para travar a disseminação da desinformação e proteger os seus bens intangíveis mais importantes?

 

Referências

Brisola, A. (2018). BRIZOLA- DESINFORMAÇÃO. https://projetocomprova.com.br/

Colpo, C. D., Brasileiro, F. S., & Oliveira, M. L. P. de. (2022). Evolução das organizações.

Congresso, X., & Cient, B. (2019). Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - São Paulo/SP - 06 a 09/05/2019.

João Henriques de Sousa Júnior, Michele Raasch, João Coelho Soares, & Letícia Virgínia Henriques Alves de Sousa Ribeiro. (2020). FAKE NEWS COVID. 321–346. https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/35978/20912

Lasbeck, L. C. A. (2007). Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional. Organicom, 4(7), 84. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138945

Lazer, D. M. J., Baum, M. A., Benkler, Y., Berinsky, A. J., Greenhill, K. M., Menczer, F., Metzger, M. J., Nyhan, B., Pennycook, G., Rothschild, D., Schudson, M., Sloman, S. A., Sunstein, C. R., Thorson, E. A., Watts, D. J., & Zittrain, J. L. (2018). The science of fake news: Addressing fake news requires a multidisciplinary effort. Science, 359(6380), 1094–1096. https://doi.org/10.1126/science.aao2998

Silva Junior, J. L., & Graeml, A. R. (2021). Fake News e seus Impactos nas Organizações: uma Revisão Sistemática da Literatura. Information Systems in Latin America, 17. https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1016&context=isla2021

Sintra, M. C. D. (2019). Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais. Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, 1–101. https://run.unl.pt/handle/10362/79564

Woida, L., & Silva, A. (n.d.). A DESINFORMAÇÃO E SEUS EFEITOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. 1, 1–26.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Brás, B. (2023). Desinformação e as Consequências na Gestão da Imagem e Reputação Organizacional. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5088

Edição

Secção

Artigos