A liderança no género feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5064

Palavras-chave:

Inclusão, Igualdade, Equidade, Líder, Flexibilidade, work-life balance

Resumo

Vivemos numa sociedade onde a mulher já ocupa, procura e ambiciona lugares de liderança e promove aquilo a que chamamos igualdade de género.

A futura líder não se irá reger pelo poder do cargo, mas sim pelo impacto que a sua gestão terá nas pessoas que lidera. Não nos esqueçamos que as organizações não estão preparadas para esta mudança.  Assim este é um dos motivos principais, para que as atuais líderes femininas procurem com maior regularidade, organizações disponíveis para acolher e promover a flexibilidade, a igualdade salarial e de benefícios, a inclusão e tantas outras questões que há muito são motivo de luta.

Este artigo, mostra que nos direcionamos para um mundo de mudança, onde a mulher assume um papel de líder diferenciador e onde o objetivo é promover o bem-estar organizacional entre as pessoas. A mulher procura uma carreira profissional assente em novas oportunidades e assume que os seus superiores são os principais responsáveis por esse crescimento profissional, embora muitas vezes não se sintam protegidas, acompanhadas e impulsionadas por eles.

Um mundo diferente onde a liderança se adapta à realidade atual.

Referências

Goleman, D. (2004). HARVARD BUSINESS REVIEW-MAGAZINE What Makes a Leader? http://hbr.org/2004/01/what-makes-a-leader/ar/1

Hunter, P. (2019). Remote working in research: An increasing usage of flexible work arrangements can improve productivity and creativity. EMBO Reports, 20(1), e47435.

Mozzarella, J. A., & Grundy, T. (n.d.). Portrait of a Leader.

Terms of use and disclaimer. (2022). www.weforum.org

Women in the Workplace 2022. (n.d.).

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Sousa, C. (2023). A liderança no género feminino. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5064

Edição

Secção

Artigos