O O caminho difícil a ser percorrido pelas marcas: A igualdade de género e a diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5062

Palavras-chave:

Diversidade, igualdade, inclusão, marcas, publicidade

Resumo

As marcas começaram a assumir um papel fulcral no que toca aos temas da igualdade de género e da diversidade. Por isso, neste artigo apresento uma evolução das marcas nestes temas, o quanto são capazes de influenciar e, diferentes casos práticos para se entender as discrepâncias. Alerto, ainda, para o facto de a pandemia poder ser um agente influenciador. As marcas continuam a ter dificuldades ao abordarem estes assuntos, por isso é notório o trabalho e a atenção a ter em consideração. No final, apresento algumas estratégias que podem ser um primeiro passo para as empresas, de uma forma correta, serem inclusivas.

Referências

Margarida, R., & Oliveira, R. (n.d.). Igualdade de Género e Liberdade Sexual: que políticas públicas? https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/24984/1/master_rita_reis_oliveira.pdf

Rúbio, I. C. (2022, November 22). Práticas de gestão de recursos humanos para a igualdade de género e a qualidade organizacional. Dspace.uevora.pt. https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/33540

Diniz, M., Viegas, A., & Veríssimo, J. (n.d.). Instituto Politécnico de Lisboa A construção do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais: a igualdade de género e empoderamento feminino na publicidade -O Caso Nike. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/14248/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20A%20constru%c3%a7ao%20do%20discurso%20publicit%c3%a1rio%20das%20marcas%20na%20divulga%c3%a7%c3%a3

Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose. Interações: Sociedade E as Novas Modernidades, 39, 67–90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3

Bezerra, F. W. C., Lima, D. F., Oliveira, F. P. de, Lemos, P. B. S., Muniz, C. A., & Paiva, R. F. de. (2022). Gestão da diversidade nas organizações: uma breve revisão bibliográfica. Research, Society and Development, 11(11), e428111133610–e428111133610. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33610

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO KAMILA GUEDES MARTINS MENSAGEM DE DIVERSIDADE NA COMUNICAÇÃO DAS MARCAS: O OLHAR DO CONSUMIDOR CONTEMPORÂNEO NATAL/RN 2021. (n.d.). Retrieved May 1, 2023, from https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43742/1/MensagemDeDiversidadeNaComunica%c3%a7%c3%a3o_MARTIN

Iniciativas Diversidade | NOS Institucional. (n.d.). Nos. Retrieved May 1, 2023, from https://www.nos.pt/pt/institucional/pessoas/diversity/iniciativas-diversidade

Igualdade, diversidade e inclusão: por um ambiente plural, num mundo des(igual). (n.d.). Pt.linkedin.com. Retrieved May 1, 2023, from https://www.linkedin.com/pulse/igualdade-diversidade-e-inclus%C3%A3o-por-um-ambiente-plural-po%C3%A7as/?trk=pulse-article&originalSubdomain=pt

Carmo, R. M. do, Tavares, I., & Cândido, A. F. (Eds.). (2022). Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia. Observatório das Desiguadades. https://doi.org/10.15847/ciesod2020futuroigualdade

Santos, C. (2019). A influência publicitária no consumo de marcas de vestuário e de calçado em contexto juvenil. Media & Jornalismo, 19(34), 221–232. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_16

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Pereira, A. R. (2023). O O caminho difícil a ser percorrido pelas marcas: A igualdade de género e a diversidade. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5062

Edição

Secção

Artigos