Comunicar na Era da Desinformação: Como Navegar num Mar de Informações Falsas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5047

Palavras-chave:

Comunicação, Desinformação, Mundo Digital, Ética, Integridade, Credibilidade

Resumo

Numa era em que a informação circula a uma velocidade nunca antes vista, torna-se cada vez mais difícil a distinção entre o conteúdo real e o conteúdo falso, o que demanda cada vez mais a atenção e ética dos comunicadores da atualidade, dentro e fora das organizações. Mas afinal, quais as ferramentas necessárias para navegar neste mar cheio de informações falsas? Neste artigo será feita uma análise geral aos conceitos de desinformação e fake news, à sua origem, ao desenvolvimento da problemática e às suas causas e consequências. Por fim, serão sugeridas algumas estratégias para o combate deste problema.

Referências

Altares, G. (2018). A Longa História das Notícias Falsas. El País. Obtido de https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/08/cultura/1528467298_389944.html

Batista, R. (2022). Consequências da falta de literacia, e de muito mais. Crónico. Obtido de https://www.jornalcronico.com/post/consequ%C3%AAncias-da-falta-de-literacia-e-de-muito-mais

Comissão Europeia. (2021). Democracia europeia: Comissão estabelece novas leis em matéria de publicidade política, direitos eleitorais e financiamento dos partidos.

Hostmídia. (s.d.). Fake News e desinformação na Internet: O que é e quais seus impactos. Obtido de https://www.hostmidia.com.br/blog/fake-news/

Lopes, A. P. (2022). Pandemia de Covid-19 ou Pandemia de Desinformação. The Trends Hub. Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/4728

Marques, M. M. (2021). Desinformação. Público. Obtido de https://www.publico.pt/2021/06/21/opiniao/opiniao/desinformacao-1967279

Ordem dos Psicólogos. (2020). Desinformação, fake news e pandemia COVID-19: os processos cognitivos subjacentes e o papel dos psicólogos. Obtido de https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/recomendacoes_fakenews_materiais_para_psicaologos.pdf

Parlamento Europeu. (2022). Serviços Digitais: novas regras para um ambiente em linha mais seguro e aberto. Obtido de https://www.jornalcronico.com/post/consequ%C3%AAncias-da-falta-de-literacia-e-de-muito-mais

Pires, B. (2022). Estratégias para o Combate à Desinformação: O Papel da Biblioteca Pública. Obtido de https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/99465/1/BarbaraPires_versaofinal.pdf

PO CH. (2023). Combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação e da formação. Obtido de https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Noticias/Paginas/noticia.aspx?nid=1180&ano=2023&pag=1&nr=10

Rodrigues, L. P. (2020). DEesinformação e “fake news”. A educação como meio de combate. Obtido de https://www.meiosepublicidade.pt/2020/01/desinformacao-fake-news-educacao-meio-combate/

Tchilian, F. (2021). Clickbait: o que é, por que evitar e quais alternativas utilizar? Obtido de https://blogbr.clear.sale/clickbait

UNESCO. (2020). Comunicação e Informação: Resposta à COVID-19. Obtido de https://www.unesco.org/pt/covid-19/communication-and-information-response

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Pereira, A. R. (2023). Comunicar na Era da Desinformação: Como Navegar num Mar de Informações Falsas. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5047

Edição

Secção

Artigos