Archives
-
The Trends Hub
No. 4 (2024)É com grande entusiasmo que apresentamos o quarto número da revista The Trends Hub, Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais. Esta edição reafirma o compromisso contínuo da revista em disseminar tendências na comunicação e ciências empresariais, fruto do trabalho árduo e dedicação dos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP.
A The Trends Hub destaca-se, não apenas como uma plataforma de publicação anual de short papers, revistos por uma Comissão Científica de revisores, profissionais e académicos, mas também como um fórum digital dinâmico no LinkedIn. Desde 2021, o fórum tem crescido, acolhendo estudantes, alumni, profissionais e entusiastas que se unem para discutir e comentar as tendências emergentes no campo da comunicação empresarial.
Nesta edição, os artigos refletem a diversidade e a profundidade das reflexões e investigações conduzidas pelos estudantes. Desde a exploração do poder do storytelling ao impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens, passando pelo papel da inteligência artificial na moda e a importância da saúde mental em contexto universitário, cada artigo proporciona uma reflexão para desafios contemporâneos na comunicação empresarial. Além disso, cobrem-se temas cruciais como o marketing de influência, questionando se é uma estratégia duradoura ou uma tendência passageira, e a problemática do Greenwashing na era da consciência ambiental.
Outros temas de destaque incluem a comunicação na era da desinformação, onde se analisa o crescimento da extrema-direita e a iliteracia digital, e a reflexão sobre a cancel culture versus a liberdade de expressão, debatendo os limites entre censura e responsabilidade social. Discutimos também o impacto das novas tecnologias na experiência do consumidor e o empoderamento feminino como estratégia de marketing das marcas.
Não menos importante, esta edição recupera a discussão sobre a evolução do comércio do tradicional ao social, o impacto do employer branding na retenção de talentos, e a influência do entretenimento no desporto moderno. Exploramos a comunicação e a literacia em saúde, estratégias de marketing de conteúdo, e o papel do copywriter no cenário atual da comunicação.
Boas leituras!
-
The Trends Hub
No. 1 (2021)The Trends Hub magazine is an essentially technical publication, which is just beginning its edition, designed to receive and disseminate current and future trends in the most diverse areas of business communication, identified by the final-year students of ISCAP's Degree in Business Communication. It is an annual publication of short papers subject to review by a scientific committee of experts, professionals in the field and academics.
I bring to you with special affection the first issue of The Trends Hub.
Born in full confinement, at the height of the COVID-19 pandemic, the magazine runs in parallel with The Trens Hub digital forum on Linkedin, in an expanding activity associated with a growing community of students, alumni, professionals, academics and Communication and Business Science enthusiasts, who come together to write and comment on current and future trends.
It is a project of taking voice in a gathering of voices, of academic, personal and professional expansion, networking and branding and identity imprinting.
Published one year later, this first issue is a gift from the 2022 finalists to the 2021 finalists, who were not given the opportunity to be part of the current editorial process, in a gesture of recognition and cooperation.
This is the culture and this is the delivery, which nurtures and is nurtured by inspiring young people and which gives them up for success.
Happy reading!