Personal brand: How humanizing the brand is the key to a successful business.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.v1i5.6258

Keywords:

Brand humanization, Authenticity, Micro-influencers, Organic content, Personal brand, Marketing strategies

Abstract

Humanizing the brand is a fundamental strategy for organizations seeking to distinguish themselves in a competitive market. Adopting a more authentic, transparent and close-to- the-consumer approach allows brands to establish stronger and more reliable relationships with their audience. This article explores the importance of brand humanization, with concrete examples of companies and personalities such as SWEE, Prozis, Tesla and Netflix. In addition, it discusses the contributions of using micro-influencers, organic content strategies and even mascots, as in the case of Duolingo, to increase proximity and create an identity that resonates with consumers. Brand humanization therefore emerges as a powerful tool for loyalty and business growth.

 

References

23A (n.d.). A comunicação humanizada com a concorrência, seguindo o case da Netflix. https://23a.com.br/a-comunicacao-humanizada-com-a-concorrencia-seguindo-o-case-da- netflix/

23A (n.d.). Netflix: como a comunicação humanizada impulsionou seu sucesso. https://23a.com.br/netflix-como-a-comunicacao-humanizada-impulsionou-seu-sucesso/

Agência Maximum (n.d.). Duolingo e o marketing de engajamento. https://agenciamaximum.com/noticias/duolingo-marketing-engajamento/

BDone (n.d.). Marketing humanizado: a proximidade e a vida real podem melhorar a conexão com seus clientes.

https://bdone.com.br/marketing-humanizado-a-proximidade-e-a-vida-real-podem-melhorar- a-conexao-com-seus-clientes/

Bluebolt (n.d.). Marketing orgânico vs. marketing pago: onde investir. https://bluebolt.pt/marketing-organico-vs-marketing-pago-onde-investir/

Boomfit (n.d.). Quanto tempo demora a conseguir clientes. https://www.boomfit.com/pt/quanto-tempo-demora-a-conseguir-clientes.htm

Brand24 (n.d.). Estratégia de mídia social do Duolingo. https://brand24.com/blog/pt/estrategia-de-midia-social-do-duolingo/

CNN Portugal (2022, 28 de junho). CEO da Prozis é contra o direito ao aborto e influenciadoras começam a afastar-se: os próximos dias vão ser a prova de fogo para a marca. https://cnnportugal.iol.pt/prozis/miguel-milhao/ceo-da-prozis-e-contra-o-direito-ao-aborto-

e-influenciadoras-comecam-a-afastar-se-os-proximos-dias-vao-ser-a-prova-de-fogo-para-a- marca/

Digitaletextil (n.d.). Microinfluenciadores. https://www.digitaletextil.com.br/blog/microinfluenciadores/

Estrategiza (n.d.). Duolingo morreu? Entenda o marketing por trás do meme e viralização. https://estrategiza.com/duolingo-morreu-entenda-o-marketing-por-tras-do-meme-e- viralizacao/

Exame (n.d.). Depois de Mequi, consumidores escolherão novo nome do McDonald's. https://exame.com/marketing/depois-de-mequi-consumidores-escolherao-novo-nome-do- mcdonalds/

Exame (n.d.). Marcas precisam se humanizar para conquistar lealdade. https://exame.com/marketing/marcas-precisam-se-humanizar-para-conquistar-lealdade/

G1 (2015, 11 de novembro). Volkswagen diz que descobriu incoerências em mais de 800 mil veículos.

https://g1.globo.com/carros/noticia/2015/11/volks-diz-que-descobriu-incoerencias-em-mais- 800-mil-veiculos.html

G1 (2025, 2 de abril). Vendas da Tesla caem 13% no trimestre com redução da demanda e reação a Elon Musk.

https://g1.globo.com/carros/dinheiro-sobre-rodas/noticia/2025/04/02/vendas-da-tesla- caem-13percent-no-trimestre-com-reducao-da-demanda-e-reacao-a-elon-musk.ghtml

Influenza (n.d.). Macro influenciadores, micro influenciadores. https://www.influenza.pt/macro-influenciadores-micro-influenciadores/

LinkedIn (n.d.). Como a Netflix pode nos ensinar a usar redes sociais de forma eficaz. https://pt.linkedin.com/pulse/como-netflix-pode-nos-ensinar-usar-redes-sociais-de-forma- pereira

LinkedIn (n.d.). Duolingo: um caso sério de love brand. https://pt.linkedin.com/pulse/duolingo-um-caso-s%C3%A9rio-de-love-brand-carla-ribas-rydgf

LinkedIn (n.d.). Estratégia social da Duolingo: por que marcas estão se destacando. https://pt.linkedin.com/pulse/estrat%C3%A9gia-social-da-duolingo-por-que-marcas- est%C3%A3o-cd9pf

LinkedIn (n.d.). Humanização das marcas: o que podemos aprender com a Netflix. https://pt.linkedin.com/pulse/humaniza%C3%A7%C3%A3o-das-marcas-o-que-podemos- aprender-com-netflix-mari

LinkedIn (n.d.). Por que marcas humanizadas vendem mais. https://pt.linkedin.com/pulse/por-que-marcas-humanizadas-vendem-mais-agencialinking- sgrrf

Magg (n.d.). SWEE: esta marca portuguesa de gelados ficou tão famosa no TikTok que originou uma corrida aos supermercados.

https://magg.sapo.pt/comida/artigos/swee-esta-marca-portuguesa-de-gelados-ficou-tao- famosa-no-tiktok-que-originou-uma-corrida-aos-supermercados

Marketeer (n.d.). Fãs de Minecraft: McDonald's anuncia parceria e restaurante inspirado no célebre jogo.

https://marketeer.sapo.pt/fas-de-minecraft-mcdonalds-anuncia-parceria-e-restaurante- inspirado-no-celebre-jogo/

MAVJ Publicidade (n.d.). Como a Netflix conquista clientes com atendimento humanizado. https://mavjpublicidade.com.br/uncategorized/como-a-netflix-conquista-clientes-com- atendimento-humanizado/

Meio e Mensagem (n.d.). McDonald's explica lojas que viraram Mequi. https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/mcdonalds-explica-lojas-que-viraram- mequi

Nit (n.d.). Esgotaram todos! Marca portuguesa de gelados que está sendo um sucesso nos EUA.

https://www.nit.pt/comida/gourmet-e-vinhos/esgotaram-todos-marca-portuguesa-de- gelados-que-esta-ser-um-sucesso-nos-eua

Operand (n.d.). Marketing humanizado. https://blog.operand.com.br/marketing-humanizado/

People Talent (n.d.). Elon Musk: gênio ou influenciador? http://peopletalent.pt/elon-musk-genio-ou-influencer/

Público (2022, 28 de junho). Prozis perde embaixadores da marca, fundador posicionar aborto.

https://www.publico.pt/2022/06/28/impar/noticia/prozis-perde-embaixadores-marca- fundador-posicionar-aborto-2011730

Redocean (n.d.). A influência dos microinfluenciadores: estratégia certa, mais confiança. https://redocean.pt/influencia-microinfluenciadores-estrategia-certa-mais-confianca/

Rockcontent (n.d.). Marketing McDonald's: campanhas humanizadas. https://rockcontent.com/br/blog/marketing-mcdonalds/

Rockcontent (n.d.). Marcas no TikTok: que fazem sucesso com suas estratégias. https://rockcontent.com/br/blog/marcas-no-tiktok-que-fazem-sucesso-com-suas-estrategias/

Solvis (n.d.). Fast-food McDonald's e a cultura da experiência do cliente no Brasil. https://solvis.com.br/fast-food-mcdonalds-e-a-cultura-da-experiencia-do-cliente-no-brasil/

TNews (n.d.). O caso de sucesso da Ryanair no TikTok. https://tnews.pt/o-caso-de-sucesso-da-ryanair-no-tiktok/

Tripplo (n.d.). Depois de Mequi, consumidores escolherão novo nome do McDonald's. https://tripplo.com.br/depois-de-mequi-consumidores-escolherao-novo-nome-do- mcdonalds/

Zendesk (n.d.). Exemplos de atendimento humanizado em call centers. https://www.zendesk.com.br/blog/exemplos-atendimento-humanizado-call-center/

Zendesk (n.d.). Humanização da marca. https://www.zendesk.com.br/blog/humanizacao-da-marca/

Published

2025-06:-09

How to Cite

Silva, D. (2025). Personal brand: How humanizing the brand is the key to a successful business. The Trends Hub, 1(5). https://doi.org/10.34630/tth.v1i5.6258