From TikTok to Metaverse: The future of content strategies and the new era of digital marketing
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.v1i5.6232Keywords:
TikTok, Metaverse, Digital Marketing, Social Networks, Artificial Intelligence, Immersive Experiences, Generation ZAbstract
We live in a time when the experience of those on the other side of the screen has become the true focus of digital communication. This article explores the evolution of content strategies in marketing, from the impact of short-form videos on TikTok to the emergence of the metaverse and the growing role of artificial intelligence. The analysis seeks to understand how brands can adapt to these changes and meet the expectations of an increasingly demanding audience. Throughout the text, it highlights both opportunities and threats, such as content superficiality, technological dependency, and digital exclusion. The study emphasizes the power of technology to reshape the relationship between brands and people, while proposing a critical look at the ethical risks involved. The main aim is to reflect on how to innovate responsibly, balancing creativity and authenticity in a more human, conscious, and experience-centered approach to digital marketing.
References
Adsmurai. (2023, 14 novembro). The impact of UGC on TikTok: How brands can win with authenticity. Recuperado de: https://www.adsmurai.com/en/articles/the-impact-of-ugc-on-tiktok
APD Portugal. (s.d.). Empresas do metaverso: Quais são os desafios que têm pela frente. Recuperado de: https://www.apd.pt/empresas-do-metaverso-quais-sao-os-desafios-que-tem-pela-frente/
Backlinko. (2025). Social media users – March 2025 update. Recuperado de: https://backlinko.com/social-media-users
Batista, A. R. (2022). A influência do TikTok no comportamento da Geração Z [Tese de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa].
Cação, B. P. (2023). O impacto do TikTok nas estratégias de marketing das empresas portuguesas [Dissertação de Mestrado, Universidade Europeia]. Repositório Científico do IPP. Recuperado de: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/24216/1/DM_Beatriz_Ca%C3%A7%C3%A3o_2023.pdf
Carmona Costa, J. (2022). Sustentabilidade no Marketing Digital e a Influência da Comunicação Digital Ética [Dissertação de Mestrado, Universidade Europeia].
Coelho, G. (s.d.). IA no Marketing Digital. Lisbon Digital School. Recuperado de: https://lisbondigitalschool.com/blog/ia-no-marketing-digital/
DataReportal. (2021). Digital 2021: Global overview report. Recuperado de:https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report
De Paula, E. (2022). Metaverso e o futuro das interações sociais. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/metaverso-e-o-futuro-das-interações-sociais-edson-de-paula/
DTI Digital. (2024). Experiência do cliente na era dos chatbots. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/17-experiência-do-cliente-na-era-dos-chatbots-dtidigital-vstaf/
Dutra, R. (2024, 5 de janeiro). Por que o design do algoritmo do TikTok é tão viciante? A experiência do usuário viciante por trás dos vídeos curtos. Psicologia.Design. Recuperado de: https://psicologia.design/por-que-o-design-do-algoritmo-do-tiktok-e-tao-viciante-a-experiencia-do-usuario-viciante-por-tras-dos-videos-curtos/
EGD Comunicação. (2021). O que é metaverso e quais são as tecnologias que compõem este universo. Recuperado de: https://egdcom.com.br/metaverso/
Expresso. (2024, 21 agosto). Fazer scroll aumenta o tédio: Investigação revela relação causal bidirecional entre o ato e a sensação. Recuperado de: https://expresso.pt/sociedade/ciencia/2024-08-21-fazer-scroll-aumenta-o-tedio-investigacao-revela-relacao-causal-bidirecional-entre-o-ato-e-a-sensacao-824c1ad5
Ferreira, L. (2025, 31 de março). Quais são os novos tamanhos de post no Instagram em 2025? Nuvemshop. Recuperado de: https://www.nuvemshop.com.br/blog/tamanho-post-instagram/
Ferreira, M., & Costa, J. (2023). Marketing de influência em gerações não digitais: Tendências e perspetivas futuras. Revista de Comunicação Digital e Estratégia.
Fonseca, R. (s.d.). Saiba como a inteligência artificial pode auxiliar o marketing. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/saiba-como-inteligência-artificial-pode-auxiliar-o-marketing/
Future B2B. (2022, 21 dezembro). Ethical marketing: Building trust and consumer engagement in the digital age. Recuperado de: https://www.futureb2b.com/resources/ethical-marketing-building-trust-and-consumer-engagement-in-the-digital-age
GamerFocus. (2020, 24 de abril). Concierto de Travis Scott en Fortnite fue una experiencia alucinante. Recuperado de: https://www.gamerfocus.co/juegos/concierto-travis-scott-fortnite
Hypebeast. (2021, 18 de maio). Roblox x Gucci Garden: Alessandro Michele’s digital fashion experience. Recuperado de: https://hypebeast.com/2021/5/roblox-gucci-garden-alessandro-michele-archetypes
Iberdrola. (s.d.). Metaverso: o que é, para que serve e como funciona. Recuperado de: https://www.iberdrola.com/inovacao/metaverso
iConnect. (2023, 14 de setembro). O marketing digital sustentável e ético: uma abordagem responsável para o sucesso empresarial. Recuperado de: https://iconnect.pt/marketing-digital-sustentavel/
Instituto CRIAP. (s.d.). Paid Media e Inteligência Artificial. Recuperado de: https://www.institutocriap.com/blog/marketing-e-comunicacao/paid-media-inteligencia-artificial
Knewin. (2021). Como o Metaverso irá impactar a comunicação entre marcas e pessoas? Recuperado de: https://www.knewin.com/blog/como-o-metaverso-ira-impactar-a-comunicacao-entre-marcas-e-pessoas/
Lemes, D. O. (2022, 6 de setembro). A experiência do cliente no metaverso: entenda as mudanças nas relações de consumo. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/experiência-do-cliente-metaverso-entenda-mudanças-nas-david/
Marques, J., & Almeida, R. (2023). Os vídeos virais e trends como estratégias de marketing de influência para marcas de moda e beleza no TikTok.
McKinsey & NielsenIQ. (2023, 6 fevereiro). Consumers care about sustainability—and back it up with their wallets. McKinsey & Company. Recuperado de: https://www.mckinsey.com/industries/consumer-packaged-goods/our-insights/consumers-care-about-sustainability-and-back-it-up-with-their-wallets
Mediação. (2023). Vozes sintéticas: Explorando os avatares da IA na comunicação. Revista Mediação.
NDigital. (s.d.). Marketing multicanal. Recuperado de: https://ndigital.pt/marketing-multicanal/
Opice Blum, R. (2022, 23 de dezembro). Metaverso e acessibilidade: a importância da arquitetura inclusiva. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/metaverso-e-acessibilidade-importância-da-arquitetura-opice-blum/
Redator Rock Content. (2019, 7 de fevereiro). Algoritmo: o que é, como funciona e quais são os principais exemplos. Rock Content. Recuperado de: https://rockcontent.com/br/blog/algoritmo/
RedOcean. (s.d.). A importância da estratégia de marketing multicanal. Recuperado de: https://redocean.pt/importancia-estrategia-marketing-multicanal/
Rodello, I. (2024). Explorando o metaverso no marketing: Vantagens e desafios para empresas. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/explorando-o-metaverso-marketing-vantagens-e-para-empresas-rodello-vclbf/
Santander. (s.d.). O metaverso está a transformar o marketing digital. Recuperado de: https://www.santander.pt/salto/metaverso
Simon-Kucher. (2024, 12 janeiro). Sustainability’s new normal: What 2024 consumers expect. Recuperado de: https://www.simon-kucher.com/en/insights/sustainabilitys-new-normal-what-2024-consumers-expect
Sousa, T. J. C. (2024, 3 de abril). Marketing no metaverso e com realidade mista. Martech Magazine. Recuperado de: https://liminal.pt/martech-magazine/marketing-metaverso-realidade-mista/
Sousa Pereira, M. (2024). Os novos desafios do marketing imersivo. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/os-novos-desafios-do-marketing-imersivo-manuel-sousa-pereira-17ngf/
Spangler, T. (2018, 2 de agosto). Musical.ly Owner ByteDance Merges App Into TikTok. The Hollywood Reporter. Recuperado de: https://www.hollywoodreporter.com/business/digital/musically-owner-bytedance-merges-app-tiktok-1131630
Stella. (2023, 13 de novembro). Legendas nos vídeos de redes sociais: por que você deve começar a adotar essa prática? Recuperado de Postgrain: https://postgrain.com/blog/legendas-videos-de-redes-sociais-por-que-usar/
Surdu, I., Mihai, A., Jiménez-Marín, G., & Oikonomou, A. (2021). Ethical engagement, responsibility and strategic communication in the digital era: Practitioners’ approaches. ICONO14, 19(2). https://doi.org/ 10.7195/ri14.v19i1.1621
Vision. (s.d.). Criação de conteúdo automatizado via IA: Vantagens e limitações. https://agencia.vision/blog/criacao-de-conteudo-automatizado-via-ia-vantagens-e-limitacoes
Zarvos, R. (2024, 9 de novembro). Avatares Digitais: A Nova Fronteira do Engajamento de Clientes para as Marcas. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/avatares-digitais-nova-fronteira-do-engajamento-de-clientes-zarvos-ztjbf/
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 The Trends Hub

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.