Neuromarketing digital: O futuro do consumo e da influência nas decisões de compra

Autores

Palavras-chave:

Neuromarketing, Neurociência aplicada ao marketing, Comportamento do consumidor, Decisão de compra, Inteligência Artificial, Redes Sociais, Influenciadores Digitais

Resumo

Resumo

O Neuromarketing Digital tem revolucionado a forma como as marcas compreendem e influenciam ocomportamento do consumidor, combinando princípios de marketing com as descobertas no campo daneurociência. Neste estudo, analisam-se as principais técnicas do Neuromarketing como a neurimagem, o eye-tracking e a psicologia das cores, explorando o seu impacto na tomada de decisão do consumidor e nas estratégiasdas marcas. Os resultados apontam para um uso crescente dessas ferramentas, sobretudo no marketing personalizado, impulsionado pela inteligência artificial, destacando também os desafios éticos que essa abordagem impõem.

 

 

 

 

Referências

Baes, C. (2013). Relatório Carolina Costa. Universidade de Coimbra. Recuperado de: https://baes.uc.pt/bitstream/10316/24613/1/Relat%C3%B3rio_CarolinaCosta.FE UC.pdf

Central Psicologia. (2024). O cérebro do amor: Entendendo a química do amor. Recuperado de: https://centralpsicologia.com.br/artigo/o-cerebro-do-amor-entendendo-a-quimica- do-amor

Deux Marketing. (2024). Neuromarketing: O futuro da compreensão do comportamento do consumidor. Recuperado de: https://deuxmarketing.com.br/2024/07/14/neuromarketing-o-futuro-da- compreensao-do-comportamento-do-consumidor/

Cury, E. (2024). Kinects para marketing: Interatividade e inovação. Recuperado de: https://www.eliascury.com.br/glossario/kinects-para-marketing-interatividade-e- inovacao/

Eumed. (s.d.). Eumed: https://www.eumed.net/es

Frachetta, A. (2019). Importância da cor azul no branding. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/importância-da-cor-azul-branding-adriano- frachetta?originalSubdomain=pt

FIA. (2024). Neuromarketing. FIA. Recuperado de: https://fia.com.br/blog/neuromarketing/

Flowup. (2023). Neuromarketing. Recuperado de: https://www.flowup.me/blog/neuromarketing/

Galm, A. (2023). Técnicas psicológicas para criar anúncios persuasivos. Recuperado de: https://alessandrogalm.com.br/tecnicas-psicologicas-para-criar-anuncios- persuasivos/

Goby. (2019). A importância do storytelling. Recuperado de: https://www.goby.com.br/single- post/2019/06/12/a-importância-do-storytelling

IBCCoaching. (2011). Redes sociais: Use com moderação. Recuperado de: https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/redes-sociais-use- moderacao/

Infopedia. (s.d.). Influência. Recuperado de: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua- portuguesa/influência

Krug, J. (2019). Decisão de compra do consumidor: Quais fatores influenciam as compras impulsivas? ResearchGate. Recuperado de: https://www.researchgate.net/profile/Juliano- Krug/publication/339055635_Decisao_de_Compra_do_Consumidor_Quais_Fatores_que_I nfluenciam_as_Compras_Impulsivas/links/5edf89c1299bf1d20bdb48fb/Decisao-de- Compra-do-Consumidor-Quais-Fatores-que-Influenciam-as-Compras-Impulsivas.pdf

Marcondes, M. (s.d.). Importância da personalização na criação de conteúdo. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/importância-da-personalização-na-criação-de- conteúdo-marcondes-mn3zf/

Marketing Neuroconectado. (2024). Influenciadores no neuromarketing. Recuperado de: https://marketingneuroconectado.com.br/glossario/influenciadores-no- neuromarketing/

Redalyc. (2014). Neuromarketing e tomada de decisão. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/1230/123031118006.pdf

Rock Content. (2019). Neuromarketing. Recuperado de: https://rockcontent.com/br/blog/neuromarketing/

Samy Road. (2023). Neuromarketing. Recuperado de: https://samyroad.com/pt-br/neuromarketing/

SendPulse. (2024). O que é neuromarketing? Recuperado de: https://sendpulse.com/br/blog/o-que-e- neuromarketing-aprenda-a-como-aplicar-essa-ciencia-em-suas-estrategias-de-marketing

Sinergia. (2010). Recuperado de: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/2512

Tobii. (s.d.). O que é eye tracking? Recuperado de: https://www.tobii.com/learn-and-support/get- started/what-is-eye-tracking

Vida Organizada. (2025). Paralisados pela escolha: Como o excesso de informação nos impede de decidir. Recuperado de: https://vidaorganizada.com/paralisados-pela-escolha-como-o-excesso- de-informacao-nos-impede-de-decidir/

Wikipedia. (2024). Neuroimagem. Wikipédia. Recuperado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Neuroimagiologia

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Santos2221895, B. (2025). Neuromarketing digital: O futuro do consumo e da influência nas decisões de compra. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6270

Edição

Secção

Artigos