O impacto da inteligência artificial na comunicação e no mundo

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Comunicação, Benefícios, Riscos, Legislação, Ética

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) veio revolucionar a automação de conteúdos na área da comunicação trazendo consigo uma completa restruturação no setor, devido aos grandes avanços que têm sido feitos nos últimos anos. Este artigo tem desta forma, como principal objetivo referir os principais benefícios, mas também riscos/consequências que estão associados à utilização da IA e a capacidade para enfrentar desafios no setor da comunicação. O grande desafio está em equilibrar a utilização desta Inteligência personalizada e eficaz, mas tendo por base as diretrizes da ética e da legislação. Como suplemento são ainda analisados alguns casos, estudos científicos e trabalhos académicos para desta forma ajudar à discussão do tema.

Referências

Abrardi, L., Cambini, C., & Rondi, L. (2022). Artificial intelligence, firms and consumer behavior: A survey. Journal of Economic Surveys, 36(4), 969–991. Obtido 25 de março de 2025, de

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joes.12455

Alves, A. (2023). Reflexões filosóficas sobre inteligência artificial. Revista Paranaense de Filosofia, 3(1),129–145. Obtido 23 de março de 2025, de

https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpfilo/article/view/7822

As 10 principais questões éticas para utilização da inteligência artificial. Obtido 28 de março de 2025, de

https://www.linkedin.com/pulse/10-principais-quest%C3%B5es-%C3%A9ticas-para-utiliza%C3%A7%C3%A3o-da-artificial-dias-4vegf/

Barbosa, L. (2024, janeiro 30). Os benefícios da IA na criação de conteúdo. Aconcho Comunicação. Obtido 28 de março de 2025, de

https://aconchocomunicacao.com.br/os-beneficios-da-ia-na-criacao-de-conteudo/

Brandão, R. de S. (2024). Inteligência artificial na melhoria de textos científicos: Aplicações, benefícios e desafios. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, 9(01), 141–149. Obtido 29 de março de 2025, de

https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/725

Garcia, A. C. B. (2020). Ética e inteligência artificial. Computação Brasil, 43, 14–22. Obtido 28 de março de 2025, de

https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/comp-br/article/view/1791

Lee, K.-F. (2019). Inteligência artificial. Globo Livros.

O que esperar do futuro da Inteligência Artificial? Veja aqui! Obtido 1 de abril de 2025, de https://www.randoncorp.com/pt/blog/futuro-da-inteligencia-artificial/

Revistas editora enterprising. Obtido 1 de abril de 2025, de https://www.revistas.editoraenterprising.net/

Systems, E. L. for L. & I. Our view on the global conversation about the societal risks of AI. European Lab for Learning & Intelligent Systems. Obtido 3 de abril de 2025, de https://ellis.eu/news/our-view-on-the-global-conversation-about-the-societal-risks-of-ai

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Soares, A. B. (2025). O impacto da inteligência artificial na comunicação e no mundo. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6259

Edição

Secção

Artigos