Marca pessoal: Como a humanização da marca é a chave para um negócio bem- sucedido

Autores

Palavras-chave:

Humanização da marca, Autenticidade, Microinfluenciadores, Conteúdo orgânico, Marca pessoal, Estratégias de marketing

Resumo

A humanização da marca constitui uma estratégia fundamental para as organizações que procuram distinguir-se num mercado competitivo. A adoção de uma abordagem mais autêntica, transparente e próxima do consumidor permite às marcas estabelecer relações mais sólidas e confiáveis com o seu público. O presente artigo explora a importância da humanização da marca, com exemplos concretos de empresas e personalidades, como a SWEE, a Prozis, a Tesla e a Netflix. Adicionalmente, são discutidos os contributos da utilização de microinfluenciadores, estratégias de conteúdo orgânico e até mascotes, como no caso do Duolingo, para aumentar a proximidade e criar uma identidade que ressoe com os consumidores. A humanização da marca emerge, portanto, como uma ferramenta poderosa para a fidelização e o crescimento empresarial.

 

Referências

23A (n.d.). A comunicação humanizada com a concorrência, seguindo o case da Netflix. https://23a.com.br/a-comunicacao-humanizada-com-a-concorrencia-seguindo-o-case-da- netflix/

23A (n.d.). Netflix: como a comunicação humanizada impulsionou seu sucesso. https://23a.com.br/netflix-como-a-comunicacao-humanizada-impulsionou-seu-sucesso/

Agência Maximum (n.d.). Duolingo e o marketing de engajamento. https://agenciamaximum.com/noticias/duolingo-marketing-engajamento/

BDone (n.d.). Marketing humanizado: a proximidade e a vida real podem melhorar a conexão com seus clientes.

https://bdone.com.br/marketing-humanizado-a-proximidade-e-a-vida-real-podem-melhorar- a-conexao-com-seus-clientes/

Bluebolt (n.d.). Marketing orgânico vs. marketing pago: onde investir. https://bluebolt.pt/marketing-organico-vs-marketing-pago-onde-investir/

Boomfit (n.d.). Quanto tempo demora a conseguir clientes. https://www.boomfit.com/pt/quanto-tempo-demora-a-conseguir-clientes.htm

Brand24 (n.d.). Estratégia de mídia social do Duolingo. https://brand24.com/blog/pt/estrategia-de-midia-social-do-duolingo/

CNN Portugal (2022, 28 de junho). CEO da Prozis é contra o direito ao aborto e influenciadoras começam a afastar-se: os próximos dias vão ser a prova de fogo para a marca. https://cnnportugal.iol.pt/prozis/miguel-milhao/ceo-da-prozis-e-contra-o-direito-ao-aborto-

e-influenciadoras-comecam-a-afastar-se-os-proximos-dias-vao-ser-a-prova-de-fogo-para-a- marca/

Digitaletextil (n.d.). Microinfluenciadores. https://www.digitaletextil.com.br/blog/microinfluenciadores/

Estrategiza (n.d.). Duolingo morreu? Entenda o marketing por trás do meme e viralização. https://estrategiza.com/duolingo-morreu-entenda-o-marketing-por-tras-do-meme-e- viralizacao/

Exame (n.d.). Depois de Mequi, consumidores escolherão novo nome do McDonald's. https://exame.com/marketing/depois-de-mequi-consumidores-escolherao-novo-nome-do- mcdonalds/

Exame (n.d.). Marcas precisam se humanizar para conquistar lealdade. https://exame.com/marketing/marcas-precisam-se-humanizar-para-conquistar-lealdade/

G1 (2015, 11 de novembro). Volkswagen diz que descobriu incoerências em mais de 800 mil veículos.

https://g1.globo.com/carros/noticia/2015/11/volks-diz-que-descobriu-incoerencias-em-mais- 800-mil-veiculos.html

G1 (2025, 2 de abril). Vendas da Tesla caem 13% no trimestre com redução da demanda e reação a Elon Musk.

https://g1.globo.com/carros/dinheiro-sobre-rodas/noticia/2025/04/02/vendas-da-tesla- caem-13percent-no-trimestre-com-reducao-da-demanda-e-reacao-a-elon-musk.ghtml

Influenza (n.d.). Macro influenciadores, micro influenciadores. https://www.influenza.pt/macro-influenciadores-micro-influenciadores/

LinkedIn (n.d.). Como a Netflix pode nos ensinar a usar redes sociais de forma eficaz. https://pt.linkedin.com/pulse/como-netflix-pode-nos-ensinar-usar-redes-sociais-de-forma- pereira

LinkedIn (n.d.). Duolingo: um caso sério de love brand. https://pt.linkedin.com/pulse/duolingo-um-caso-s%C3%A9rio-de-love-brand-carla-ribas-rydgf

LinkedIn (n.d.). Estratégia social da Duolingo: por que marcas estão se destacando. https://pt.linkedin.com/pulse/estrat%C3%A9gia-social-da-duolingo-por-que-marcas- est%C3%A3o-cd9pf

LinkedIn (n.d.). Humanização das marcas: o que podemos aprender com a Netflix. https://pt.linkedin.com/pulse/humaniza%C3%A7%C3%A3o-das-marcas-o-que-podemos- aprender-com-netflix-mari

LinkedIn (n.d.). Por que marcas humanizadas vendem mais. https://pt.linkedin.com/pulse/por-que-marcas-humanizadas-vendem-mais-agencialinking- sgrrf

Magg (n.d.). SWEE: esta marca portuguesa de gelados ficou tão famosa no TikTok que originou uma corrida aos supermercados.

https://magg.sapo.pt/comida/artigos/swee-esta-marca-portuguesa-de-gelados-ficou-tao- famosa-no-tiktok-que-originou-uma-corrida-aos-supermercados

Marketeer (n.d.). Fãs de Minecraft: McDonald's anuncia parceria e restaurante inspirado no célebre jogo.

https://marketeer.sapo.pt/fas-de-minecraft-mcdonalds-anuncia-parceria-e-restaurante- inspirado-no-celebre-jogo/

MAVJ Publicidade (n.d.). Como a Netflix conquista clientes com atendimento humanizado. https://mavjpublicidade.com.br/uncategorized/como-a-netflix-conquista-clientes-com- atendimento-humanizado/

Meio e Mensagem (n.d.). McDonald's explica lojas que viraram Mequi. https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/mcdonalds-explica-lojas-que-viraram- mequi

Nit (n.d.). Esgotaram todos! Marca portuguesa de gelados que está sendo um sucesso nos EUA.

https://www.nit.pt/comida/gourmet-e-vinhos/esgotaram-todos-marca-portuguesa-de- gelados-que-esta-ser-um-sucesso-nos-eua

Operand (n.d.). Marketing humanizado. https://blog.operand.com.br/marketing-humanizado/

People Talent (n.d.). Elon Musk: gênio ou influenciador? http://peopletalent.pt/elon-musk-genio-ou-influencer/

Público (2022, 28 de junho). Prozis perde embaixadores da marca, fundador posicionar aborto.

https://www.publico.pt/2022/06/28/impar/noticia/prozis-perde-embaixadores-marca- fundador-posicionar-aborto-2011730

Redocean (n.d.). A influência dos microinfluenciadores: estratégia certa, mais confiança. https://redocean.pt/influencia-microinfluenciadores-estrategia-certa-mais-confianca/

Rockcontent (n.d.). Marketing McDonald's: campanhas humanizadas. https://rockcontent.com/br/blog/marketing-mcdonalds/

Rockcontent (n.d.). Marcas no TikTok: que fazem sucesso com suas estratégias. https://rockcontent.com/br/blog/marcas-no-tiktok-que-fazem-sucesso-com-suas-estrategias/

Solvis (n.d.). Fast-food McDonald's e a cultura da experiência do cliente no Brasil. https://solvis.com.br/fast-food-mcdonalds-e-a-cultura-da-experiencia-do-cliente-no-brasil/

TNews (n.d.). O caso de sucesso da Ryanair no TikTok. https://tnews.pt/o-caso-de-sucesso-da-ryanair-no-tiktok/

Tripplo (n.d.). Depois de Mequi, consumidores escolherão novo nome do McDonald's. https://tripplo.com.br/depois-de-mequi-consumidores-escolherao-novo-nome-do- mcdonalds/

Zendesk (n.d.). Exemplos de atendimento humanizado em call centers. https://www.zendesk.com.br/blog/exemplos-atendimento-humanizado-call-center/

Zendesk (n.d.). Humanização da marca. https://www.zendesk.com.br/blog/humanizacao-da-marca/

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Silva, D. (2025). Marca pessoal: Como a humanização da marca é a chave para um negócio bem- sucedido. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6258

Edição

Secção

Artigos