Relações públicas no voleibol

Autores

Palavras-chave:

Voleibol, Relações-públicas, Comunicação organizacional, Identidade organizacional, Reputação, Desporto, Inclusão social, Gestão da imagem

Resumo

Resumo

O voleibol é um desporto com uma trajetória histórica, desde a sua criação por William G. Morgan até à sua consolidação global. Em Portugal, inicialmente introduzido por tropas norte-americanas que estavam estacionadas nos Açores durante a Primeira Guerra Mundial, é agora uma das modalidades com mais atletas federados no país. Para além das vantagens da prática desportiva, o voleibol promove a inclusão social, o desenvolvimento de competências interpessoais e a saúde física e mental. As relações-públicas desempenham um papel fundamental na gestão da imagem e reputação das organizações desportivas. É fundamental para atrair adeptos, patrocinadores, atletas e para a criação de uma comunidade. A ascensão das redes sociais impõe novos desafios, pois os adeptos conseguem escrutinar mais rapidamente o trabalho das organizações. Desta forma, para garantir a continuidade e o crescimento do voleibol, é necessário um investimento constante na sua promoção e um investimento nas relações-públicas, com vista a fortalecer a ligação emocional entre a modalidade e os seus públicos.

Referências

Costa, S. (2013). A importância da cultura organizacional na imagem de uma instituição desportiva centenária: O caso do Clube Fluvial Portuense. Recuperado de: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/28343

Dias, J. (2011). Marketing e comunicação: Estudo de caso sobre o Sporting Clube de Braga. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Federação Portuguesa de Voleibol. (n.d.). História do voleibol em Portugal. FPV. Recuperado de: https://fpvoleibol.pt/fpv/menu-voleibol/historia-em-portugal/

Heath, R. (2001). Handbook of public relations. Sage.

Hopwood, M., Kitchin, P., & Skinner, J. (2010). Sport public relations and communication. Elsevier.

Hughey, S. (2015). Social media, futebol, and crisis: An exploratory case study examining the FIFA World Cup addressing player concussions. Journal of Media Critiques, 1(4), 51-64.

International Olympic Committee. (2023). What is the history of volleyball? From the origins of "Mintonette" to the Olympics. Olympics.com. Recuperado de: https://www.olympics.com/en/news/what-history-volleyball-game-origin-mintonette-ymca-fivb-olympics

Kollross, N. (2008). As relações-públicas nos grupos organizacionais.

Kunsch, M. (1986). Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus.

McDonald, M., Milne, G., & Hong, J. (2002). Motivational factors for evaluating sport spectator and participant markets. Sport Marketing Quarterly, 11(2), 100-113.

Parent, M., & Foreman, P. (2007). Organizational image and identity management in large-scale sporting events. Journal of Sport Management, 21(1), 15–40. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/258476804_Organizational_Image_and_Identity_Management_in_Large-Scale_Sporting_Events

Pinho, J. (2001). Comunicação em marketing: Princípios da comunicação. Papirus.

Pordata. (2024). Praticantes desportivos federados, por federação. Recuperado de: https://www.pordata.pt/pt/estatisticas/cultura-e-desporto/desporto/praticantes-desportivos-federados-por-federacao

Ruão, T., & Salgado, P. (2007). Comunicação, imagem e reputação em organizações desportivas: Um estudo exploratório. Comunicação e Cidadania, 5º SOPCOM, 329-340.

Sarmento, A. (2014). As fontes de informação online e a influência na reputação das organizações. Recuperado de: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/4656/1/Dissertação%20de%20Mestrado_ÂngelaSarmento_5679.pdf

Şerbănică, D., & Constantinescu, M. (2016). Using public relations in sports. Romanian Journal of Marketing, 11(2), 30-35. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/305044397_Using_public_relations_in_sports

Souza, S. R. (2008). Estratégias de comunicação para administrar crises de imagem em organizações desportivas.

Stoldt, G. C., Dittmore, S. W., & Branvold, S. E. (2012). Sport public relations: Managing stakeholders communication(2ª ed.).

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Reis, J. (2025). Relações públicas no voleibol. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6253

Edição

Secção

Artigos