Do TikTok ao Metaverso: O futuro das estratégias de conteúdo e a nova era do marketing digital
Palavras-chave:
TikTok, Metaverso, Marketing Digital, Redes Sociais, Inteligência Artificial, Experiências Imersivas, Geração ZResumo
Vivemos num tempo em que a experiência de quem está do outro lado do ecrã se tornou o verdadeiro foco da comunicação digital. Este artigo propõe uma viagem pela evolução das estratégias de conteúdo no marketing, passando pelo impacto dos vídeos curtos no TikTok, pela entrada no metaverso e pelo papel crescente da inteligência artificial. A análise procura perceber como as marcas podem adaptar-se a estas mudanças e responder às expectativas de um público cada vez mais exigente. Ao longo do texto, identificam-se oportunidades, mas também ameaças como a superficialidade do conteúdo, a dependência tecnológica e a exclusão digital. O estudo evidencia o poder da tecnologia para transformar a relação entre marcas e pessoas, e propõe um olhar crítico sobre os riscos éticos envolvidos. A principal proposta é refletir sobre como inovar com responsabilidade, equilibrando criatividade e autenticidade num marketing mais humano, consciente e centrado na experiência de cada pessoa.
Referências
Adsmurai. (2023, 14 novembro). The impact of UGC on TikTok: How brands can win with authenticity. Recuperado de: https://www.adsmurai.com/en/articles/the-impact-of-ugc-on-tiktok
APD Portugal. (s.d.). Empresas do metaverso: Quais são os desafios que têm pela frente. Recuperado de: https://www.apd.pt/empresas-do-metaverso-quais-sao-os-desafios-que-tem-pela-frente/
Backlinko. (2025). Social media users – March 2025 update. Recuperado de: https://backlinko.com/social-media-users
Batista, A. R. (2022). A influência do TikTok no comportamento da Geração Z [Tese de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa].
Cação, B. P. (2023). O impacto do TikTok nas estratégias de marketing das empresas portuguesas [Dissertação de Mestrado, Universidade Europeia]. Repositório Científico do IPP. Recuperado de: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/24216/1/DM_Beatriz_Ca%C3%A7%C3%A3o_2023.pdf
Carmona Costa, J. (2022). Sustentabilidade no Marketing Digital e a Influência da Comunicação Digital Ética [Dissertação de Mestrado, Universidade Europeia].
Coelho, G. (s.d.). IA no Marketing Digital. Lisbon Digital School. Recuperado de: https://lisbondigitalschool.com/blog/ia-no-marketing-digital/
DataReportal. (2021). Digital 2021: Global overview report. Recuperado de:https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report
De Paula, E. (2022). Metaverso e o futuro das interações sociais. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/metaverso-e-o-futuro-das-interações-sociais-edson-de-paula/
DTI Digital. (2024). Experiência do cliente na era dos chatbots. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/17-experiência-do-cliente-na-era-dos-chatbots-dtidigital-vstaf/
Dutra, R. (2024, 5 de janeiro). Por que o design do algoritmo do TikTok é tão viciante? A experiência do usuário viciante por trás dos vídeos curtos. Psicologia.Design. Recuperado de: https://psicologia.design/por-que-o-design-do-algoritmo-do-tiktok-e-tao-viciante-a-experiencia-do-usuario-viciante-por-tras-dos-videos-curtos/
EGD Comunicação. (2021). O que é metaverso e quais são as tecnologias que compõem este universo. Recuperado de: https://egdcom.com.br/metaverso/
Expresso. (2024, 21 agosto). Fazer scroll aumenta o tédio: Investigação revela relação causal bidirecional entre o ato e a sensação. Recuperado de: https://expresso.pt/sociedade/ciencia/2024-08-21-fazer-scroll-aumenta-o-tedio-investigacao-revela-relacao-causal-bidirecional-entre-o-ato-e-a-sensacao-824c1ad5
Ferreira, L. (2025, 31 de março). Quais são os novos tamanhos de post no Instagram em 2025? Nuvemshop. Recuperado de: https://www.nuvemshop.com.br/blog/tamanho-post-instagram/
Ferreira, M., & Costa, J. (2023). Marketing de influência em gerações não digitais: Tendências e perspetivas futuras. Revista de Comunicação Digital e Estratégia.
Fonseca, R. (s.d.). Saiba como a inteligência artificial pode auxiliar o marketing. LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/saiba-como-inteligência-artificial-pode-auxiliar-o-marketing/
Future B2B. (2022, 21 dezembro). Ethical marketing: Building trust and consumer engagement in the digital age. Recuperado de: https://www.futureb2b.com/resources/ethical-marketing-building-trust-and-consumer-engagement-in-the-digital-age
GamerFocus. (2020, 24 de abril). Concierto de Travis Scott en Fortnite fue una experiencia alucinante. Recuperado de: https://www.gamerfocus.co/juegos/concierto-travis-scott-fortnite
Hypebeast. (2021, 18 de maio). Roblox x Gucci Garden: Alessandro Michele’s digital fashion experience. Recuperado de: https://hypebeast.com/2021/5/roblox-gucci-garden-alessandro-michele-archetypes
Iberdrola. (s.d.). Metaverso: o que é, para que serve e como funciona. Recuperado de: https://www.iberdrola.com/inovacao/metaverso
iConnect. (2023, 14 de setembro). O marketing digital sustentável e ético: uma abordagem responsável para o sucesso empresarial. Recuperado de: https://iconnect.pt/marketing-digital-sustentavel/
Instituto CRIAP. (s.d.). Paid Media e Inteligência Artificial. Recuperado de: https://www.institutocriap.com/blog/marketing-e-comunicacao/paid-media-inteligencia-artificial
Knewin. (2021). Como o Metaverso irá impactar a comunicação entre marcas e pessoas? Recuperado de: https://www.knewin.com/blog/como-o-metaverso-ira-impactar-a-comunicacao-entre-marcas-e-pessoas/
Lemes, D. O. (2022, 6 de setembro). A experiência do cliente no metaverso: entenda as mudanças nas relações de consumo. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/experiência-do-cliente-metaverso-entenda-mudanças-nas-david/
Marques, J., & Almeida, R. (2023). Os vídeos virais e trends como estratégias de marketing de influência para marcas de moda e beleza no TikTok.
McKinsey & NielsenIQ. (2023, 6 fevereiro). Consumers care about sustainability—and back it up with their wallets. McKinsey & Company. Recuperado de: https://www.mckinsey.com/industries/consumer-packaged-goods/our-insights/consumers-care-about-sustainability-and-back-it-up-with-their-wallets
Mediação. (2023). Vozes sintéticas: Explorando os avatares da IA na comunicação. Revista Mediação.
NDigital. (s.d.). Marketing multicanal. Recuperado de: https://ndigital.pt/marketing-multicanal/
Opice Blum, R. (2022, 23 de dezembro). Metaverso e acessibilidade: a importância da arquitetura inclusiva. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/metaverso-e-acessibilidade-importância-da-arquitetura-opice-blum/
Redator Rock Content. (2019, 7 de fevereiro). Algoritmo: o que é, como funciona e quais são os principais exemplos. Rock Content. Recuperado de: https://rockcontent.com/br/blog/algoritmo/
RedOcean. (s.d.). A importância da estratégia de marketing multicanal. Recuperado de: https://redocean.pt/importancia-estrategia-marketing-multicanal/
Rodello, I. (2024). Explorando o metaverso no marketing: Vantagens e desafios para empresas. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/explorando-o-metaverso-marketing-vantagens-e-para-empresas-rodello-vclbf/
Santander. (s.d.). O metaverso está a transformar o marketing digital. Recuperado de: https://www.santander.pt/salto/metaverso
Simon-Kucher. (2024, 12 janeiro). Sustainability’s new normal: What 2024 consumers expect. Recuperado de: https://www.simon-kucher.com/en/insights/sustainabilitys-new-normal-what-2024-consumers-expect
Sousa, T. J. C. (2024, 3 de abril). Marketing no metaverso e com realidade mista. Martech Magazine. Recuperado de: https://liminal.pt/martech-magazine/marketing-metaverso-realidade-mista/
Sousa Pereira, M. (2024). Os novos desafios do marketing imersivo. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/os-novos-desafios-do-marketing-imersivo-manuel-sousa-pereira-17ngf/
Spangler, T. (2018, 2 de agosto). Musical.ly Owner ByteDance Merges App Into TikTok. The Hollywood Reporter. Recuperado de: https://www.hollywoodreporter.com/business/digital/musically-owner-bytedance-merges-app-tiktok-1131630
Stella. (2023, 13 de novembro). Legendas nos vídeos de redes sociais: por que você deve começar a adotar essa prática? Recuperado de Postgrain: https://postgrain.com/blog/legendas-videos-de-redes-sociais-por-que-usar/
Surdu, I., Mihai, A., Jiménez-Marín, G., & Oikonomou, A. (2021). Ethical engagement, responsibility and strategic communication in the digital era: Practitioners’ approaches. ICONO14, 19(2). https://doi.org/ 10.7195/ri14.v19i1.1621
Vision. (s.d.). Criação de conteúdo automatizado via IA: Vantagens e limitações. https://agencia.vision/blog/criacao-de-conteudo-automatizado-via-ia-vantagens-e-limitacoes
Zarvos, R. (2024, 9 de novembro). Avatares Digitais: A Nova Fronteira do Engajamento de Clientes para as Marcas. Recuperado de LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/avatares-digitais-nova-fronteira-do-engajamento-de-clientes-zarvos-ztjbf/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.