Será a empatia o "cérebro da operação" nas organizações?

Autores

Palavras-chave:

Empatia, Emoção, Liderança, Equipa, Gestão

Resumo

Nos dias de hoje, empatia é um termo bastante saturado. Muito se ouve falar sobre ser empático, mas nem sempre sabemos como o ser. O presente artigo expõe uma análise crítica sobre o conceito de empatia e os diferentes formatos que este apresenta, recorrendo a estudos feitos por autores qualificados da área da psicologia. Está ainda presente nesta composição literária, o conceito de “fadiga da compaixão”, o impacto que a empatia pode ter no sucesso das organizações e de que forma um líder organizacional pode gerir esta aptidão em prol do seu negócio e do bem-estar dos seus colaboradores.

Referências

Blair, R. J. R. (2008). The cognitive neuroscience of psychopathy and implications for judgments of responsibility. Neuroethics, 1(3), 149–157. https://doi.org/10.1007/s12152-008-9016-6

Costa, S. T. da S., & Santos, G. C. (2021). Interações interpessoais empatia e aceitação: uma revisão de literatura sobre contexto organizacional. Brazilian Journal of Development: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-476

Decety, J. and Jackson, P.L. (2004) The Functional Architecture of Human Empathy. Behavioral and Cognitive Neuroscience Reviews, 3, 71-100.

https://doi.org/10.1177/1534582304267187

Hatfield, E., Cacioppo, J. T., & Rapson, R. (1994). Emotional contagion. New York: Cambridge University Press https://doi.org/10.1111/1467-8721.ep10770953

Hoffman, M. L. (2000). Empathy and moral development: Implications for caring and justice. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511805851 p.48

José, E. G., & Nunda, C. (2025). Impacto da empatia na comunicação interpessoal. Academicus Magazine, 3(1), 95-110.: https://doi.org/10.4314/academicus.v3i1.9

Mata, E., Pocinho R., & Margarido E. (2023) A felicidade nas organizações sociais – uma reflexão pela prática. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 3, 102-109.: https://doi.org/10.61415/riage.46

Santos-Dias, D., Lopes, R., & Zanon, R. B. (2022). AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO http://hdl.handle.net/10400.26/42104

VERISSIMO, Óscar Manuel de Castro - Competências emocionais dos líderes: o papel da empatia. Lisboa: ISCTE-IUL (2015). Dissertação de mestrado.: http://hdl.handle.net/10071/10883

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Costa, I. (2025). Será a empatia o "cérebro da operação" nas organizações? . The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6228

Edição

Secção

Artigos