O poder da comunicação: Como as palavras motivam e impulsionam equipas
Palavras-chave:
Comunicação, Colaboradores, Motivação, Sucesso, Liderança, EquipaResumo
A comunicação é uma ferramenta vital para as equipas, e vai muito além de uma simples transmissão de informações. As palavras motivam, tendo a capacidade de incitar e mudar completamente a dinâmica empresarial. Líderes com a capacidade de usar ferramentas positivas como, dar feedback aos seus colaboradores para reafirmar a autoconfiança nas suas skills e funções e enaltecer as suas conquistas, tendem a ter uma equipa mais motivada e com a moral mais elevada. Utilizando estratégias como: o uso de uma linguagem positiva, ouvir de forma consciente e o uso contínuo de feedback conseguimos garantir uma potencialização do impacto da comunicação. Ter reuniões bem organizadas é outra forma de garantir que todos os membros sejam capazes de dar um parecer e que as decisões sejam comunicadas. Neste artigo, foram analisadas diversas abordagens sobre a importância da comunicação nas equipas, com base em revistas científicas e trabalhos académicos.
Referências
ALI, B. J., ANWAR, G., GARDI, B., OTHMAN, B. J., AZIZ, H. M., AHMED, S. A., ... & SABIR, B. Y. (2021). BUSINESS COMMUNICATION STRATEGIES: ANALYSIS OF INTERNAL COMMUNICATION PROCESSES. JOURNAL OF HUMANITIES AND EDUCATION DEVELOPMENT (JHED), 3(2), 123–132.
CARDILE, D., RUSSO, M., & MARIANI, M. (2023). COMMUNICATION TRAINING: SIGNIFICANCE AND EFFECTS OF A PSYCHOLOGICAL INTERVENTION ON AN AUDIT TEAM. JOURNAL OF ORGANIZATIONAL PSYCHOLOGY, 23(1), 55–68.
DELAVALLADE, C. (2021). MOTIVATING TEAMS: PRIVATE FEEDBACK AND PUBLIC RECOGNITION AT WORK. JOURNAL OF ECONOMIC BEHAVIOR & ORGANIZATION, 188, 1–14. HTTPS://DOI.ORG/10.1016/J.JEBO.2021.05.015
KANEKO, Y. (2023). TEAM COMMUNICATION IN THE WORKPLACE: INTERPLAY OF COMMUNICATION CHANNELS AND PERFORMANCE. JOURNAL OF BUSINESS COMMUNICATION RESEARCH, 45(3), 215–230.
NORFUL, A. A., DE JONG, M. J., PITTMAN, M., & POGHOSYAN, L. (2022). REVISITING PROVIDER COMMUNICATION TO SUPPORT TEAM COHESIVENESS. JOURNAL OF INTERPROFESSIONAL CARE, 36(5), 635–642. HTTPS://DOI.ORG/10.1080/13561820.2021.1979102
RIZVI, I. A., & POPLI, S. (2021). REVISITING LEADERSHIP COMMUNICATION: A NEED FOR CONVERSATION. INTERNATIONAL JOURNAL OF ORGANIZATIONAL ANALYSIS, 29(2), 451–465. HTTPS://DOI.ORG/10.1108/IJOA-06-2020-2261
TAGHIKILANIDAMAVANDI, L. (2024). BUILDING A CULTURE OF EXCELLENCE BY TRANSFORMING TOXIC CORPORATE ENVIRONMENTS. JOURNAL OF CORPORATE TRANSFORMATION STUDIES, 12(1), 88–102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.