O poder da comunicação: Como as palavras motivam e impulsionam equipas

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Colaboradores, Motivação, Sucesso, Liderança, Equipa

Resumo

A comunicação é uma ferramenta vital para as equipas, e vai muito além de uma simples transmissão de informações. As palavras motivam, tendo a capacidade de incitar e mudar completamente a dinâmica empresarial. Líderes com a capacidade de usar ferramentas positivas como, dar feedback aos seus colaboradores para reafirmar a autoconfiança nas suas skills e funções e enaltecer as suas conquistas, tendem a ter uma equipa mais motivada e com a moral mais elevada. Utilizando estratégias como: o uso de uma linguagem positiva, ouvir de forma consciente e o uso contínuo de feedback conseguimos garantir uma potencialização do impacto da comunicação. Ter reuniões bem organizadas é outra forma de garantir que todos os membros sejam capazes de dar um parecer e que as decisões sejam comunicadas. Neste artigo, foram analisadas diversas abordagens sobre a importância da comunicação nas equipas, com base em revistas científicas e trabalhos académicos.

 

Referências

ALI, B. J., ANWAR, G., GARDI, B., OTHMAN, B. J., AZIZ, H. M., AHMED, S. A., ... & SABIR, B. Y. (2021). BUSINESS COMMUNICATION STRATEGIES: ANALYSIS OF INTERNAL COMMUNICATION PROCESSES. JOURNAL OF HUMANITIES AND EDUCATION DEVELOPMENT (JHED), 3(2), 123–132.

CARDILE, D., RUSSO, M., & MARIANI, M. (2023). COMMUNICATION TRAINING: SIGNIFICANCE AND EFFECTS OF A PSYCHOLOGICAL INTERVENTION ON AN AUDIT TEAM. JOURNAL OF ORGANIZATIONAL PSYCHOLOGY, 23(1), 55–68.

DELAVALLADE, C. (2021). MOTIVATING TEAMS: PRIVATE FEEDBACK AND PUBLIC RECOGNITION AT WORK. JOURNAL OF ECONOMIC BEHAVIOR & ORGANIZATION, 188, 1–14. HTTPS://DOI.ORG/10.1016/J.JEBO.2021.05.015

KANEKO, Y. (2023). TEAM COMMUNICATION IN THE WORKPLACE: INTERPLAY OF COMMUNICATION CHANNELS AND PERFORMANCE. JOURNAL OF BUSINESS COMMUNICATION RESEARCH, 45(3), 215–230.

NORFUL, A. A., DE JONG, M. J., PITTMAN, M., & POGHOSYAN, L. (2022). REVISITING PROVIDER COMMUNICATION TO SUPPORT TEAM COHESIVENESS. JOURNAL OF INTERPROFESSIONAL CARE, 36(5), 635–642. HTTPS://DOI.ORG/10.1080/13561820.2021.1979102

RIZVI, I. A., & POPLI, S. (2021). REVISITING LEADERSHIP COMMUNICATION: A NEED FOR CONVERSATION. INTERNATIONAL JOURNAL OF ORGANIZATIONAL ANALYSIS, 29(2), 451–465. HTTPS://DOI.ORG/10.1108/IJOA-06-2020-2261

TAGHIKILANIDAMAVANDI, L. (2024). BUILDING A CULTURE OF EXCELLENCE BY TRANSFORMING TOXIC CORPORATE ENVIRONMENTS. JOURNAL OF CORPORATE TRANSFORMATION STUDIES, 12(1), 88–102.

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Damas, B. (2025). O poder da comunicação: Como as palavras motivam e impulsionam equipas. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6225

Edição

Secção

Artigos