O impacto da inteligência artificial na criação de conteúdos

Autores

Palavras-chave:

Criação de conteúdos, Inteligência Artificial, Criatividade, Personalização, Produtividade, Marketing

Resumo

A criação de conteúdos sempre foi conhecida pela exigência de criatividade e inovação. Todavia, com o avanço considerável da inteligência artificial, esta transformação está a redefinir por completo este processo de criação. Este artigo explora o impacto da IA na produção de conteúdos, desde a rapidez até à personalização de conteúdos para diferentes públicos. Enfatiza ainda a criatividade expandida e a contribuição eficaz da IA no marketing, permitindo uma resposta mais ágil às exigências do mercado. Porém, surgem preocupações quanto à originalidade e à perda da criatividade e toque humano na criação dos conteúdos. A IA, além de otimizar processos, proporciona também conteúdos mais envolventes e dinâmicos. Deste modo, o artigo convida à reflexão sobre o futuro da criatividade no atual cenário da inteligência artificial e o seu papel crescente na geração de conteúdos.

Referências

Aleessawi, N. A. K., & Alzubi, S. F. (2024). The implications of Artificial Intelligence (AI) on the quality of media content. Studies in Media and Communication, 12(4), 41-51. https://doi.org/10.11114/smc.v12i4.7058

Alsiehemy, A. (2023). Emergence of Digital Marketing in Current Scenario and Implementation of AI to Improve the Productivity of a Concern. Pacific Business Review International, 15(7). https://www.proquest.com/scholarly-journals/emergence-digital-marketing-current-scenario/docview/3109484209/se-2?accountid=27623

Botelho, T. H. F., & Nöth, W. (2021). Deepfake: Inteligência Artificial para discriminação e geração de conteúdos. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, (23). https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i23p69-78

Cillo, P., & Rubera, G. (2024). Generative AI in innovation and marketing processes: A roadmap of research opportunities. Journal of the Academy of Marketing Science, 1-18. https://doi.org/10.1007/s11747-024-01044-7

Gujar, V. (2024). New age marketing: AI personalization strategies in digital world. International Advanced Research Journal in Science, Engineering and Technology, 11(3) https://www.researchgate.net/profile/Vivek-Gujar/publication/379512526_New_Age_Marketing_AI_Personalization_Strategies_In_Digital_World/links/660d0c2d390c214cfd310d61/New-Age-Marketing-AI-Personalization-Strategies-In-Digital-World.pdf

Hartmann, J., Exner, Y., & Domdey, S. (2025). The power of generative marketing: Can generative AI create superhuman visual marketing content?. International Journal of Research in Marketing, 42(1), 13-31. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2024.09.002

Javier Meza (2024) https://www.nbcnews.com/tech/innovation/coca-cola-causes-controversy-ai-made-ad-rcna180665

Kirkpatrick, K. (2023). Can AI demonstrate creativity?. Communications of the ACM, 66(2), 21-23. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3575665

Kumar, D., & Suthar, N. (2024). Ethical and legal challenges of AI in marketing: an exploration of solutions. Journal of Information, Communication and Ethics in Society, 22(1), 124-144. https://doi.org/10.1108/JICES-05-2023-0068

Lehtimäki, M. L. (2024). Navigating Ethical and Practical Challenges in AI-Driven Visual Content Creation. https://urn.fi/URN:NBN:fi:amk-2024082824480

Rafieian, O., & Yoganarasimhan, H. (2023). AI and personalization. Artificial Intelligence in Marketing, 77-102. https://doi.org/10.1108/S1548-643520230000020004

Rafner, J., Beaty, R. E., Kaufman, J. C., Lubart, T., & Sherson, J. (2023). Creativity in the age of generative AI. Nature Human Behaviour, 7(11), 1836-1838. https://doi.org/10.1038/s41562-023-01751-1

Rahima, E. (2025). The Role of Artificial Intelligence in Content Personalization to Enhance Consumer Experiences on Social Media. Available at SSRN 5097195. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.5097195

Singh, S. K. (2023). Ethical Considerations and Challenges in Generative AI Development. Advances in Computer Sciences, 6(1). https://acadexpinnara.com/index.php/acs/article/view/227/264

Sinha, M., Healey, J., & Sengupta, T. (2020, July). Designing with AI for digital marketing. In Adjunct publication of the 28th ACM conference on user modeling, adaptation and personalization (pp. 65-70). https://doi.org/10.1145/3386392.3397600

Vinchon, F., Lubart, T., Bartolotta, S., Gironnay, V., Botella, M., Bourgeois-Bougrine, S., ... & Gaggioli, A. (2023). Artificial intelligence & creativity: A manifesto for collaboration. The Journal of Creative Behavior, 57(4), 472-484. https://doi.org/10.1002/jocb.597

Wahid, R., Mero, J., & Ritala, P. (2023). Written by ChatGPT, illustrated by Midjourney: generative AI for content marketing. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 35(8), 1813-1822. https://doi.org/10.1108/APJML-10-2023-994

Wu, F., Zhu, S., & Zou, J. Exploring the Application of AI in Digital Media Design and Creation. http://166.62.7.99/assets/default/article/2025/02/24/article_1740380782.pdf

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Neves Teixeira, I. F. (2025). O impacto da inteligência artificial na criação de conteúdos. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6224

Edição

Secção

Artigos