O combate à desinformação na comunicação científica

Autores

Palavras-chave:

Desinformação, Comunicação, Ciência, Estratégia, Desafios

Resumo

O artigo analisa, de forma crítica, a propagação da desinformação na comunicação científica, fornecendo destaque ao impacto negativo dos media e à descredibilização das instituições científicas dedicadas à investigação por parte de alguns públicos com poder. Este fenómeno é impulsionado por fatores cognitivos, manipulação mediática e pelas plataformas digitais. São analisados três casos de estudo (indústria do tabaco, negação das alterações climáticas e o movimento anti-vacinas) para exemplificar a facilidade da propagação de desinformação. Em todos os casos, os interesses políticos e económicos utilizam a dúvida para manipular a opinião pública relativamente a factos científicos, recorrendo a campanhas estratégicas e a manipulação emocional. Este artigo defende a necessidade de uma comunicação científica mais acessível, baseada na transparência e aliada a programas educacionais, que promovam o pensamento crítico. Regulamentação mais rigorosa dos meios de comunicação e fact-checking eficiente são medidas essenciais para garantir uma sociedade mais informada e resistente à desinformação.

Referências

Bombardini, M., & Trebbi, F. (2020). Empirical models of lobbying. In Annual Review of Economics (Vol. 12, pp. 391–413). Annual Reviews Inc. https://doi.org/10.1146/annurev-economics-082019-024350

Cagle, S. M., Anderson, A. A., & Kelp, N. C. (2024). Stop the spread: Empowering students to address misinformation through community-engaged, interdisciplinary science communication training. Journal of Research in Science Teaching. https://doi.org/10.1002/tea.21971

Choi, S., Anderson, A. A., Cagle, S., Long, M., & Kelp, N. (2023). Scientists’ deficit perception of the public impedes their behavioral intentions to correct misinformation. PLoS ONE, 18(8 August). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0287870

Dunning, D. (2011). The dunning-kruger effect. On being ignorant of one’s own ignorance. In Advances in Experimental Social Psychology (Vol. 44). https://doi.org/10.1016/B978-0-12-385522-0.00005-6

Eddy, J. J., Smith, H. A., & Abrams, J. E. (2023). Historical Lessons on Vaccine Hesitancy smallpox, polio, and measles, and implications for COVID-19. In Perspectives in Biology and Medicine (Vol. 66, Issue 1).

Goldstein, C. M., Murray, E. J., Beard, J., Schnoes, A. M., & Wang, M. L. (2020). Science Communication in the Age of Misinformation. In Annals of Behavioral Medicine (Vol. 54, Issue 12, pp. 985–990). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/abm/kaaa088

Iyengar, S., & Massey, D. S. (2019). Scientific communication in a post-truth society. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 116(16), 7656–7661. https://doi.org/10.1073/pnas.1805868115

Legg, T., Hatchard, J., & Gilmore, A. B. (2021). The Science for Profit Model-How and why corporations influence science and the use of science in policy and practice. PLoS ONE, 16(6 June). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0253272

Loomba, S., de Figueiredo, A., Piatek, S. J., de Graaf, K., & Larson, H. J. (2021). Measuring the impact of COVID-19 vaccine misinformation on vaccination intent in the UK and USA. Nature Human Behaviour, 5(3), 337–348. https://doi.org/10.1038/s41562-021-01056-1

Nyhan, B. (2020). Facts and myths about misperceptions. In Journal of Economic Perspectives (Vol. 34, Issue 3, pp. 220–236). American Economic Association. https://doi.org/10.1257/jep.34.3.220

Reyna, V. F. (2021). A scientific theory of gist communication and misinformation resistance, with implications for health, education, and policy. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 118(15). https://doi.org/10.1073/PNAS.1912441117

Scheufele, D. A., Hoffman, A. J., Neeley, L., & Reid, C. M. (2021). Misinformation about science in the public sphere. In Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (Vol. 118, Issue 15). National Academy of Sciences. https://doi.org/10.1073/pnas.2104068118

Schuchat, A. (2011). Human Vaccines and Their Importance to Public Health. Procedia in Vaccinology, 5, 120–126. https://doi.org/10.1016/j.provac.2011.10.008

Southwell, B. G., Brennen, J. S. B., Paquin, R., Boudewyns, V., & Zeng, J. (2022). Defining and Measuring Scientific Misinformation. Annals of the American Academy of Political and Social Science, 700(1), 98–111. https://doi.org/10.1177/00027162221084709

West, J. D., & Bergstrom, C. T. (2021). Misinformation in and about science. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 118(15). https://doi.org/10.1073/pnas.1912444117

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Oliveira, R. (2025). O combate à desinformação na comunicação científica. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6214

Edição

Secção

Artigos