Storytelling nas organizações e o seu impacto na cultura organizacional
Palavras-chave:
Storytelling, Histórias, Comunicação, Cultura OrganizacionalResumo
O storytelling é, cada vez mais, uma forma de impactar a atenção da sociedade destacando-se da comunicação agressiva que na atualidade somos expostos. É uma ferramenta formidável para contar a história de uma organização e com isso criar uma relação duradoura, de proximidade e empatia dos indivíduos para com uma empresa. Assim, este artigo pretende explorar o que é storytelling, as vantagens de o aplicar estrategicamente no plano de comunicação de uma organização e como pode ser vantajoso quando pretendemos dar a conhecer a cultura organizacional. As histórias moldam a nossa compreensão sobre o mundo e levam-nos a criar empatia para com o desconhecido. O storytelling é, portanto, o que leva o passado das organizações ao presente.
Referências
Anderson A. Nancy. 2005. Elementary Children’s Literature. London: Pearson
Bergström, B. (2008), Essentials of visual communication, London: Laurence King Publishing Ltd
Boje, D. M. (2019). Stories of the storytelling organization: A postmodern analysis of Disney as “Tamara-Land”. In Postmodern management theory (pp. 421-459). Routledge
de Almeida Barroso, A. R. (2018). O Impacto do Storytelling na Lealdade à Marca (Master's thesis, Universidade de Aveiro (Portugal))
de Brito, J. M. S., & Saraiva, P. M. (2022). Storytelling: Uma Análise de Aplicabilidade no Planejamento Estratégico de Marketing, em uma Empresa da área de Saúde em Crato–CE/Storytelling: An Analysis of Applicability in Strategic Marketing Planning in a Healthcare Company in Crato-CE. ID on line. Revista de psicologia, 16(59), 234-249.
Deal, T.E & Kennedy A. (1982). Corporate Culture,The Rites and Rituals of Corporate Life. Reading: M.A: Addison Wesley
Dias, R. (2003). Cultura organizacional. Alínea.
Ferreira, T., Assumpção, D., & Corradi, A. (2024). Do Conto à Realidade: O Storytelling como Força Motriz na Identidade Organizacional. Administração de Empresas em Revista, 4(37), 251-267. Recuperado de https://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/6919
Fog, K., Budtz, C., Munch, P., Blanchette, S. (2010), Storytelling: branding in practice, Springer, Berlim
Guber, P. (2007). The four truths of the storyteller. Harvard business review, 85(12), 52
Kilmann, R., Saxton, M.J., Serpa,R.(1985).Gaining Control of the Corporate Culture.San Francisco:Jossey-Bass.
Parker, Kelly D. (2024). The Art of Persuasive Storytelling | Kelly D. Parker | TED. Video. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=Oo2upU6ny-I
Quinn, R. E., & Cameron, K. (1983). Organizational life cycles and shifting criteria of effectiveness: Some preliminary evidence. Management science, 29(1), 33-51. DOI:10.1287/mnsc.29.1.33
Schein, Edgar. Organizational Culture and Leadership. San Francisco, Jossey Bass Publications. 2ª Ed. 1989
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.