O marketing da dopamina: Como somos manipulados pelo prazer instantâneo

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Palavras-chave:

Dopamina, Marketing, Neuromarketing, Neurotransmissor, Estratégias, Comportamento

Resumo

O marketing moderno recorre cada vez mais aos mecanismos cerebrais para influenciar o comportamento dos consumidores. A dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e recompensa, é essencial para as empresas atraírem e fidelizarem clientes. Neste artigo, analiso o papel da dopamina no marketing digital e como o neuromarketing a utiliza para incentivar decisões rápidas e aumentar a interação. O foco recai sobre o aproveitamento da recompensa imediata, baseada em algoritmos de plataformas online. Além disso, explora o impacto do design dessas plataformas e de que forma influencia diretamente a interação dos utilizadores. O artigo destaca as consequências da exploração da dopamina, as oportunidades para as empresas e os riscos para os utilizadores, como a dependência digital, menor autocontrolo e as questões éticas. Realço, também, a eficácia do neuromarketing e a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a inovação e a responsabilidade social.

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Publicado

09-06-2025

Como Citar

Sousa 2220995, L. (2025). O marketing da dopamina: Como somos manipulados pelo prazer instantâneo . The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6208

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