Modelagem Matemática Maker: uma experiência com a caneta 3D
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.6086Palavras-chave:
Matemática, Modelagem matemática, Cultura maker, Caneta 3D, Coordenadas cartesianasResumo
Este artigo, de abordagem qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga o uso da Cultura Maker em atividades de Modelagem Matemática. Objetiva-se, portanto, apresentar a caneta 3D como recurso didático no ensino de coordenadas cartesianas fundamentada na Modelagem Matemática Maker. Trata-se de uma atividade experiencial realizada com estudantes do curso de Pedagogia, na qual se utilizou a caneta 3D como recurso no desenvolvimento de uma proposta didática, integrando a Matemática, a Modelagem Matemática e a Cultura Maker. A metodologia adotada inclui a observação participante e análise interpretativa com base nas interações e reflexões dos participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de registos das atividades e observações sistemáticas conduzidas pelos estudantes durante o processo. Os resultados sugerem que o uso da caneta 3D, além de estimular a criatividade, potencializa a representação de objetos no plano cartesiano, contribuindo para a construção das noções iniciais de coordenadas. Conclui-se, portanto, que a caneta 3D é um recurso didático que fomenta a prática maker no âmbito da Modelagem Matemática.
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