Modelagem Matemática Maker: uma experiência com a caneta 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.6086

Palavras-chave:

Matemática, Modelagem matemática, Cultura maker, Caneta 3D, Coordenadas cartesianas

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga o uso da Cultura Maker em atividades de Modelagem Matemática. Objetiva-se, portanto, apresentar a caneta 3D como recurso didático no ensino de coordenadas cartesianas fundamentada na Modelagem Matemática Maker. Trata-se de uma atividade experiencial realizada com estudantes do curso de Pedagogia, na qual se utilizou a caneta 3D como recurso no desenvolvimento de uma proposta didática, integrando a Matemática, a Modelagem Matemática e a Cultura Maker. A metodologia adotada inclui a observação participante e análise interpretativa com base nas interações e reflexões dos participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de registos das atividades e observações sistemáticas conduzidas pelos estudantes durante o processo. Os resultados sugerem que o uso da caneta 3D, além de estimular a criatividade, potencializa a representação de objetos no plano cartesiano, contribuindo para a construção das noções iniciais de coordenadas. Conclui-se, portanto, que a caneta 3D é um recurso didático que fomenta a prática maker no âmbito da Modelagem Matemática.

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Reis, J. S. dos, Santos, M. J. C. dos, & Brandão, J. C. (2025). Modelagem Matemática Maker: uma experiência com a caneta 3D. Sensos-e, 12(1), 68–80. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.6086