Ensino das ciências e promoção da saúde nas escolas: Potencialidades e desafios da prática docente na educação para a saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5957

Palavras-chave:

Ensino das ciências, Educação para a saúde, Alfabetização para a saúde, Formação de professores, Promoção da saúde

Resumo

A integração entre o Ensino das Ciências e a Educação para a Saúde fortalece a Promoção da Saúde nas escolas, contribuindo para a Alfabetização para a Saúde dos estudantes. Este estudo investiga as perspectivas e abordagens de professores de Ciências sobre essa integração em sua prática docente, analisando desafios e potencialidades no contexto da Educação Básica no Brasil. Para isso, foram entrevistados 25 docentes das áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Os resultados evidenciam desafios como a falta de formação específica, a escassez de materiais didáticos e a infraestrutura inadequada nas escolas. No entanto, também apontam potencialidades, como o interesse dos professores em abordagens interdisciplinares para a Educação para a Saúde. A implementação eficaz desse processo exige um compromisso coletivo entre educadores, gestores, alunos e a comunidade, além de políticas públicas que garantam equidade e condições adequadas para o ensino.

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Publicado

2025-06-29

Como Citar

Leite, C. A., & García, C. M. (2025). Ensino das ciências e promoção da saúde nas escolas: Potencialidades e desafios da prática docente na educação para a saúde. Sensos-e, 12(2), 113–122. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5957