Ensino das ciências e promoção da saúde nas escolas: Potencialidades e desafios da prática docente na educação para a saúde
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5957Palavras-chave:
Ensino das ciências, Educação para a saúde, Alfabetização para a saúde, Formação de professores, Promoção da saúdeResumo
A integração entre o Ensino das Ciências e a Educação para a Saúde fortalece a Promoção da Saúde nas escolas, contribuindo para a Alfabetização para a Saúde dos estudantes. Este estudo investiga as perspectivas e abordagens de professores de Ciências sobre essa integração em sua prática docente, analisando desafios e potencialidades no contexto da Educação Básica no Brasil. Para isso, foram entrevistados 25 docentes das áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Os resultados evidenciam desafios como a falta de formação específica, a escassez de materiais didáticos e a infraestrutura inadequada nas escolas. No entanto, também apontam potencialidades, como o interesse dos professores em abordagens interdisciplinares para a Educação para a Saúde. A implementação eficaz desse processo exige um compromisso coletivo entre educadores, gestores, alunos e a comunidade, além de políticas públicas que garantam equidade e condições adequadas para o ensino.
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