Contribuições do Polígono Fedathi na prática docente fedathiana em contexto Comodale

Autores

  • Fernanda Maria Almeida do Carmo Laboratório de Pesquisa MultiMeios, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6056-7194
  • Daniele de Oliveira Xavier Laboratório de Pesquisa MultiMeios, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9006-6801
  • Jessica de Castro Barbosa Laboratório de Pesquisa MultiMeios, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8291-7477
  • André Santos Silva Laboratório de Pesquisa MultiMeios, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2480-1737
  • Herminio Borges Neto Laboratório de Pesquisa MultiMeios, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4854-6953

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5956

Palavras-chave:

Prática docente, Comodale, Polígono Fedathi, Tecnologia educacional, Interação

Resumo

A Educação mediada por tecnologias cresce de forma acentuada, visando a amplitude e o acesso ao ensino. O Comodale é uma proposta de ampliação do ensino, conveniente e flexível, que promove, por meio de webconferências, interações simultâneas com discentes na ambiência presencial e virtual. O Polígono Fedathi é um cenário no qual o professor, utilizando diversos artefatos, medeia a construção de conhecimento dos alunos. Objetivou-se, então, identificar as contribuições do Polígono Fedathi para a prática docente que se utiliza do Comodale. Classificada como uma investigação exploratória, por meio de um estudo de campo, observou-se a atenção multimodal que o professor necessitou para promover a participação efetiva dos estudantes na sessão didática e que a interação professor-aluno e aluno-aluno foi proporcionada, independentemente se o aluno estava presencial ou online. Também, o uso do Moodle MultiMeios promoveu a realização de atividades complementares, em que as discussões iniciadas no momento síncrono continuaram nas atividades assíncronas. Concluiu-se que o Polígono Fedathi proporcionou organização, interação e participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, propiciando autonomia e autoria discente. Ademais, o Comodale promoveu a inclusão de alunos que não estavam no presencial, por quaisquer questões geográficas ou pessoais, sem causar prejuízos em sua formação.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Carmo, F. M. A. do, Xavier, D. de O., Barbosa, J. de C., Silva, A. S., & Neto, H. B. (2025). Contribuições do Polígono Fedathi na prática docente fedathiana em contexto Comodale. Sensos-e, 12(2), 77–89. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5956