Contribuições do Polígono Fedathi na prática docente fedathiana em contexto Comodale
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5956Palavras-chave:
Prática docente, Comodale, Polígono Fedathi, Tecnologia educacional, InteraçãoResumo
A Educação mediada por tecnologias cresce de forma acentuada, visando a amplitude e o acesso ao ensino. O Comodale é uma proposta de ampliação do ensino, conveniente e flexível, que promove, por meio de webconferências, interações simultâneas com discentes na ambiência presencial e virtual. O Polígono Fedathi é um cenário no qual o professor, utilizando diversos artefatos, medeia a construção de conhecimento dos alunos. Objetivou-se, então, identificar as contribuições do Polígono Fedathi para a prática docente que se utiliza do Comodale. Classificada como uma investigação exploratória, por meio de um estudo de campo, observou-se a atenção multimodal que o professor necessitou para promover a participação efetiva dos estudantes na sessão didática e que a interação professor-aluno e aluno-aluno foi proporcionada, independentemente se o aluno estava presencial ou online. Também, o uso do Moodle MultiMeios promoveu a realização de atividades complementares, em que as discussões iniciadas no momento síncrono continuaram nas atividades assíncronas. Concluiu-se que o Polígono Fedathi proporcionou organização, interação e participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, propiciando autonomia e autoria discente. Ademais, o Comodale promoveu a inclusão de alunos que não estavam no presencial, por quaisquer questões geográficas ou pessoais, sem causar prejuízos em sua formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Fernanda Maria Almeida do Carmo, Daniele de Oliveira Xavier, Jessica de Castro Barbosa, André Santos Silva, Herminio Borges Neto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.