Quando a Escola e as Músicas Viajam. Música na Educação e práticas de inclusão social em contextos de acolhimento ou refúgio
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5952Palavras-chave:
Ensino de Música, Inclusão social, Estudantes refugiados, ANIM, EscolaResumo
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o Afghanistan National Institute of Music (ANIM), cujo objetivo foi compreender os processos de acolhimento e inclusão social através do Ensino de Música e das práticas musicais. A recolha de informação foi efetuada através de notícias publicadas em Portugal entre 2021 e 2023, pelos meios de comunicação social (jornais e revistas), sites de fundações e outras instituições e ainda plataformas digitais. Os dados foram submetidos a uma análise temática e mostram não só a complexidade do processo, como as condições de mobilidade e refúgio enfrentadas por professores e estudantes nos contextos de acolhimento. Defende-se que as experiências de viagem e refúgio, associadas às práticas de ensino da música com programas artísticos interculturais, geram uma “portabilidade” cultural que enriquece tanto os refugiados como as escolas que os acolhem. Este processo, será no futuro alargado a uma investigação mais ampla, almejando-se a possibilidade de construção colaborativa de um “currículo com sabor de casa”, um modelo alternativo que valorize a diversidade cultural e facilite o intercâmbio entre tradições musicais, sublinhando o papel transformador do Ensino de Música como promotora da inclusão social.
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