Estratégias para determinar a área de uma superfície irregular no 2.º Ciclo do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5941Palavras-chave:
Matemática, Área de superfície plana, Superfície irregular, Conexões matemáticas, 2.º Ciclo do Ensino BásicoResumo
A aprendizagem da medição de áreas está fortemente marcada, no ensino básico, pela abordagem em figuras geométricas planas e regulares e pela introdução de fórmulas para o seu cálculo. Tendo em consideração esta problemática, definiu-se como objetivo analisar as estratégias que os alunos usam para medir a área de uma superfície irregular, tal como a folha de uma árvore. O estudo foi realizado numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Loulé. De acordo com o objetivo definido utilizou-se, para a realização do estudo, uma metodologia de caráter qualitativo, englobando procedimentos metodológicos próximos dos da investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados foram: (i) as observações diretas, com registos áudios e fotográficos, e (ii) a análise documental das produções dos alunos. Através da análise dos resultados obtidos, foi possível identificar cinco estratégias utilizadas pelos alunos para a medição da área numa superfície irregular: (i) subdividir; (ii) quantificar; (iii) estruturar espacialmente; (iv) enquadrar figuras geométricas regulares; e (v) aplicar fórmulas. Mediante os resultados de cada grupo, verificou-se que quantas mais estratégias aplicadas para medir a área de uma superfície irregular, maior é a complexidade de raciocínio utilizado para realizar tal medição.
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