Contributos da Etnografia nas pesquisas sobre formação de professoras e professores da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5933

Palavras-chave:

Etnografia, Etnografia de documentos, Formação de professoras e professores, Educação infantil

Resumo

Esta produção resulta de três pesquisas de mestrado em andamento, realizadas no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação vinculado a uma Instituição de Ensino Superior pública, situada na região sul do Brasil. As pesquisas compartilham o foco na formação de professoras e professores da Educação Infantil, utilizando a Etnografia e a Etnografia de documentos para geração e análise de dados. O estudo destaca os desafios enfrentados no campo da educação, especialmente na formação docente, ao empregar um método derivado da Antropologia para o conhecimento científico da realidade social. As pesquisas aqui em discussão, com aporte teórico em Peirano (2014), Clifford e Marcus (2016), Ferreira e Lowenkron (2020), enfatizam a importância de uma abordagem relacional e processual da Etnografia, evitando sua mera instrumentalização no campo da educação. Assim, este trabalho reflete uma abordagem pós-moderna da Etnografia, caracterizada por narrativas fragmentárias e pelo distanciamento da perspectiva clássica do século XX, que buscava representar totalidades socioculturais. As pesquisas em curso também exploram questões acerca da reflexividade metodológica, como o posicionamento político ao escrever sobre o outro e a relação horizontalizada entre pesquisadoras e participantes da pesquisa, quando evidenciamos alguns dos contributos da pesquisa etnográfica para a análise de ambientes formais de educação. Os contributos da Etnografia às três pesquisas mostram seu alcance ao visível e ao invisibilizado, às pessoas e documentos, aos (des)encontros, às pluralidades e singularidades e às diferentes formas de comunicação.

 

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Publicado

2025-06-29

Como Citar

dos Santos, M. F., Matos, J. M., Souza, A. P. B., & Nazário, R. (2025). Contributos da Etnografia nas pesquisas sobre formação de professoras e professores da educação infantil. Sensos-e, 12(2), 29–40. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5933