Contributos da Etnografia nas pesquisas sobre formação de professoras e professores da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5933Palavras-chave:
Etnografia, Etnografia de documentos, Formação de professoras e professores, Educação infantilResumo
Esta produção resulta de três pesquisas de mestrado em andamento, realizadas no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação vinculado a uma Instituição de Ensino Superior pública, situada na região sul do Brasil. As pesquisas compartilham o foco na formação de professoras e professores da Educação Infantil, utilizando a Etnografia e a Etnografia de documentos para geração e análise de dados. O estudo destaca os desafios enfrentados no campo da educação, especialmente na formação docente, ao empregar um método derivado da Antropologia para o conhecimento científico da realidade social. As pesquisas aqui em discussão, com aporte teórico em Peirano (2014), Clifford e Marcus (2016), Ferreira e Lowenkron (2020), enfatizam a importância de uma abordagem relacional e processual da Etnografia, evitando sua mera instrumentalização no campo da educação. Assim, este trabalho reflete uma abordagem pós-moderna da Etnografia, caracterizada por narrativas fragmentárias e pelo distanciamento da perspectiva clássica do século XX, que buscava representar totalidades socioculturais. As pesquisas em curso também exploram questões acerca da reflexividade metodológica, como o posicionamento político ao escrever sobre o outro e a relação horizontalizada entre pesquisadoras e participantes da pesquisa, quando evidenciamos alguns dos contributos da pesquisa etnográfica para a análise de ambientes formais de educação. Os contributos da Etnografia às três pesquisas mostram seu alcance ao visível e ao invisibilizado, às pessoas e documentos, aos (des)encontros, às pluralidades e singularidades e às diferentes formas de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Martínova Filippin dos Santos, Janira Morelli Matos, Adriana Perpetua Beckhauser Souza, Roseli Nazário

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.