Educação ambiental e ensino superior: Uma avaliação da compreensão sobre a problemática ambiental
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5930Palavras-chave:
Educação Ambiental crítica, Educadores ambientais, Formação inicialResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as transformações da compreensão dos participantes em relação às questões ambientais, desenvolvida por meio de uma formação no ensino superior fundamentada nos princípios da educação ambiental crítica. Para a investigação, recorreu-se aos fundamentos teóricos da Educação Ambiental Crítica (EAC) e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), tendo como principais referências teóricas Dermeval Saviani, Vygotsky, Loureiro e outros investigadores do campo da Educação Ambiental crítica/transformadora. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus de Colatina, tendo como participantes estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Administração. Quanto à metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa, caracterizada por uma pesquisa-intervenção, empregando a perspectiva hermenêutico-dialética para a análise dos dados. Os resultados indicaram que o conjunto de atividades empreendidas pelo Projeto "Semeando o Verde II” pode contribuir de maneira efetiva para a formação de educadores ambientais no campo crítico, desde que seja reestruturado em termos de duração e organização dos temas de debates e que trabalhar com a Educação Ambiental Crítica, proporcionando debates teóricos sobre questões problematizadas por essa vertente, pode ser uma diretriz para superar as concepções simplistas e ações isoladas de Educação Ambiental.
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