Educação ambiental e ensino superior: Uma avaliação da compreensão sobre a problemática ambiental

Autores

  • Patricia Vidigal Bendinelli IFES - Instituto Federal de Educação Do Espírito Santo, Campus Colatina, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9750-8465
  • Antonio Donizetti Sgarbi IFES -Instituto Federal de Educação Do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Brasil
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva IFES - Instituto Federal de Educação Do Espírito Santo, Campus Vitória, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2713-1345

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5930

Palavras-chave:

Educação Ambiental crítica, Educadores ambientais, Formação inicial

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as transformações da compreensão dos participantes em relação às questões ambientais, desenvolvida por meio de uma formação no ensino superior fundamentada nos princípios da educação ambiental crítica. Para a investigação, recorreu-se aos fundamentos teóricos da Educação Ambiental Crítica (EAC) e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), tendo como principais referências teóricas Dermeval Saviani, Vygotsky, Loureiro e outros investigadores do campo da Educação Ambiental crítica/transformadora. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus de Colatina, tendo como participantes estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Administração. Quanto à metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa, caracterizada por uma pesquisa-intervenção, empregando a perspectiva hermenêutico-dialética para a análise dos dados. Os resultados indicaram que o conjunto de atividades empreendidas pelo Projeto "Semeando o Verde II” pode contribuir de maneira efetiva para a formação de educadores ambientais no campo crítico, desde que seja reestruturado em termos de duração e organização dos temas de debates e que trabalhar com a Educação Ambiental Crítica, proporcionando debates teóricos sobre  questões problematizadas por essa vertente, pode ser uma diretriz para superar as concepções simplistas e ações isoladas de Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Bendinelli, P. V., Sgarbi, A. D., & Paiva, M. A. V. (2025). Educação ambiental e ensino superior: Uma avaliação da compreensão sobre a problemática ambiental. Sensos-e, 12(2), 146–156. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5930