Ética na formação docente: Análise de currículos dos cursos de Pedagogia do Mato Grosso do Sul, Brasil
análisis de los planes de estudio de las carreras de pedagogía en Mato Grosso do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5927Palavras-chave:
Ética profissional, Pedagogo, Pesquisa documental, Formação de professores, Ensino de ÉticaResumo
Este estudo analisou a presença de conteúdos de ética nos currículos dos cursos de Pedagogia em três universidades públicas de Mato Grosso do Sul. Por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), identificamos que a ética é abordada de forma geral, com ênfase em princípios como respeito, justiça e igualdade. No entanto, observamos que há uma predominância do raciocínio ético deontológico e da perspectiva antropocêntrica, com pouca exploração de outras abordagens éticas. A ética é frequentemente relacionada à educação inclusiva e aos direitos humanos, o que sinaliza o objetivo de desenvolver cidadãos com senso ético e engajados na busca por equidade social. Contudo, a falta de aprofundamento teórico sobre ética dificulta a formação de professores capazes de lidar com as complexas questões morais presentes na prática pedagógica. Sugere-se, portanto, uma maior integração da ética nos currículos, com o objetivo de formar profissionais mais preparados para promover uma educação de qualidade, crítica e transformadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Elisangela Matias Miranda, Chia Hui Lin, Dália Melissa Conrado, Maria Alice de Miranda Aranda, Nei de Freitas Nunes Neto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.