Ética na formação docente: Análise de currículos dos cursos de Pedagogia do Mato Grosso do Sul, Brasil

análisis de los planes de estudio de las carreras de pedagogía en Mato Grosso do Sul, Brasil

Autores

  • Chia Hui Lin Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0009-0009-8665-3777
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7955-2515
  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4886-0854
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Nei de Freitas Nunes-Neto Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5927

Palavras-chave:

Ética profissional, Pedagogo, Pesquisa documental, Formação de professores, Ensino de Ética

Resumo

Este estudo analisou a presença de conteúdos de ética nos currículos dos cursos de Pedagogia em três universidades públicas de Mato Grosso do Sul. Por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), identificamos que a ética é abordada de forma geral, com ênfase em princípios como respeito, justiça e igualdade. No entanto, observamos que há uma predominância do raciocínio ético deontológico e da perspectiva antropocêntrica, com pouca exploração de outras abordagens éticas. A ética é frequentemente relacionada à educação inclusiva e aos direitos humanos, o que sinaliza o objetivo de desenvolver cidadãos com senso ético e engajados na busca por equidade social. Contudo, a falta de aprofundamento teórico sobre ética dificulta a formação de professores capazes de lidar com as complexas questões morais presentes na prática pedagógica. Sugere-se, portanto, uma maior integração da ética nos currículos, com o objetivo de formar profissionais mais preparados para promover uma educação de qualidade, crítica e transformadora.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Lin, C. H., Conrado, D. M., Miranda, E. M., Aranda, M. A. de M., & Nunes-Neto, N. de F. (2025). Ética na formação docente: Análise de currículos dos cursos de Pedagogia do Mato Grosso do Sul, Brasil: análisis de los planes de estudio de las carreras de pedagogía en Mato Grosso do Sul, Brasil. Sensos-e, 12(2), 103–112. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5927