Canadian Museum for Human Rights: Uma oportunidade para o aprendizado de ética

Autores

  • Iris Selene Conrado Universidade de Winnipeg, Canadá
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil; INCT – INTREE, CNPq - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, Brasil
  • Nei Nunes-Neto Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil; INCT – INTREE, CNPq - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, Brasil
  • André Geraldo Berezuk Universidade de Manitoba, Canadá; Universidade de Winnipeg, Canadá https://orcid.org/0000-0002-4568-494X
  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4886-0854

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5921

Palavras-chave:

Educação não-formal, Ensino de ética, Humanização, Técnicas de ensino, Educação em museus

Resumo

Diante das dificuldades e dos desafios para a promoção da humanização no contexto educacional, podemos perceber a relevância de espaços educativos não formais, como museus, já que possuem o potencial de sensibilizar e aprofundar a formação integral do cidadão, por meio de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos escolares. Neste trabalho, objetivamos a apresentação do único museu de direitos humanos do Canadá, e apresentamos, a partir de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, como determinadas estratégias e atividades podem ser aproveitadas para ensinar ética, sobretudo no contexto educacional brasileiro. Por fim, discutimos características desse museu que contribuem para a melhoria da qualidade da educação, visando a formação de sujeitos capazes de agir em prol de maior sustentabilidade e justiça socioambiental.

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Publicado

2025-06-29

Como Citar

Conrado, I. S., Conrado, D. M., Nunes-Neto, N., Berezuk, A. G., & Matias Miranda, E. (2025). Canadian Museum for Human Rights: Uma oportunidade para o aprendizado de ética. Sensos-e, 12(2), 181–192. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5921