Intercultural education and the role of play in Brazil and Portugal in Early Childhood Education analyzed trough teachers’ perceptions and children’s experiences

Autores

  • María Desirée Fernández de Araújo Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0009-0008-2927-4837
  • Dalila Lino Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
  • Mônica Pinazza Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8980-6312

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5914

Palavras-chave:

Interculturalidade, Identidade cultural, Papel do brincar, Práticas pedagógicas, Multiculturalismo

Resumo

Este artigo, realizado no âmbito do Mestrado Erasmus Mundus Play, Education, Toys and Languages - PETaL, investiga o papel do brincar na promoção da interculturalidade em dois contextos de educação de infância em Lisboa e São Paulo. Através das percepções das educadoras de infância e das coordenadoras pedagógicas, e da observação de brincadeiras das crianças, é analisado o impacto da Educação Intercultural, que surgiu como resposta à globalização e à crescente diversidade cultural. A pesquisa destaca que as pedagogias precisam abordar o multilinguismo reconhecendo que o respeito às culturas das crianças melhora o desempenho escolar e fomenta o respeito mútuo O referencial teórico baseia-se nos conceitos de cultura, interculturalidade e brincadeira. Pertencer a uma comunidade cultural é essencial para a formação da identidade, e a educação deve evitar a marginalização das identidades etnoculturais. A brincadeira, como ferramenta de comunicação, auxilia as crianças a navegar pelos significados culturais e a se adaptar a contextos diversos. A pesquisa analisou entrevistas e observações em sala de aula, destacando o valor educacional do brincar como força integradora em duas cidades culturalmente diversas, Lisboa e São Paulo. Os resultados indicam que a educação intercultural pode mitigar desigualdades, promover o diálogo e reforçam a necessidade de currículos flexíveis e da formação docente.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Araújo, M. D. F. de, Lino, D., & Pinazza, M. (2025). Intercultural education and the role of play in Brazil and Portugal in Early Childhood Education analyzed trough teachers’ perceptions and children’s experiences. Sensos-e, 12(2), 170–180. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5914