Intercultural education and the role of play in Brazil and Portugal in Early Childhood Education analyzed trough teachers’ perceptions and children’s experiences
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5914Palavras-chave:
Interculturalidade, Identidade cultural, Papel do brincar, Práticas pedagógicas, MulticulturalismoResumo
Este artigo, realizado no âmbito do Mestrado Erasmus Mundus Play, Education, Toys and Languages - PETaL, investiga o papel do brincar na promoção da interculturalidade em dois contextos de educação de infância em Lisboa e São Paulo. Através das percepções das educadoras de infância e das coordenadoras pedagógicas, e da observação de brincadeiras das crianças, é analisado o impacto da Educação Intercultural, que surgiu como resposta à globalização e à crescente diversidade cultural. A pesquisa destaca que as pedagogias precisam abordar o multilinguismo reconhecendo que o respeito às culturas das crianças melhora o desempenho escolar e fomenta o respeito mútuo O referencial teórico baseia-se nos conceitos de cultura, interculturalidade e brincadeira. Pertencer a uma comunidade cultural é essencial para a formação da identidade, e a educação deve evitar a marginalização das identidades etnoculturais. A brincadeira, como ferramenta de comunicação, auxilia as crianças a navegar pelos significados culturais e a se adaptar a contextos diversos. A pesquisa analisou entrevistas e observações em sala de aula, destacando o valor educacional do brincar como força integradora em duas cidades culturalmente diversas, Lisboa e São Paulo. Os resultados indicam que a educação intercultural pode mitigar desigualdades, promover o diálogo e reforçam a necessidade de currículos flexíveis e da formação docente.
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