A formação de professores de Português como língua estrangeira (PLE) no Senegal

Autores

  • Adrien Modeste Mendy Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal; Lycée Djignabo Bassène de Ziguinchor, Senegal https://orcid.org/0009-0000-7468-4458
  • Natália Albino Pires Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal; inEd - Centro de Investigação & Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal; CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Universidade de Évora, Portugal; CREILAC - Centre de Recherche Interdisciplinaire sur les Langues, les Littératures, les Arts et les Cultures, Université Assane Seck de Ziguinchor, Senegal https://orcid.org/0000-0002-8906-3336

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5912

Palavras-chave:

Formação de professores de PLE, Língua estrangeira, Senegal

Resumo

Este artigo é produto de uma pesquisa maior que se encontra em curso na área de formação de professores de português como língua estrangeira (PLE) no Senegal. O estudo objetiva rever a formação de professores de PLE, em particular no que respeita ao desenvolvimento das competências necessárias ao ensino de uma língua estrangeira, e refletir sobre o recrutamento de professores de PLE para os diferentes níveis de ensino. Para tal, depois de uma breve panorâmica sobre a implementação do ensino do português no Senegal e da apresentação do sistema educativo onde a língua portuguesa se leciona, evidenciaremos o tipo de formação recebida pelos futuros professores de PLE e procuraremos elencar algumas das dificuldades sentidas no terreno com base na experiência de lecionação de PLE no contexto senegalês.

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Publicado

2025-06-29

Como Citar

Mendy, A. M., & Pires, N. A. (2025). A formação de professores de Português como língua estrangeira (PLE) no Senegal. Sensos-e, 12(2), 19–28. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5912