Formação de professores para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele: Uma experiência com o Software Tinkercad
Una Experiencia con el Software Tinkercad
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5893Palavras-chave:
Formação de professores, Pensamento geométrico de Van Hiele, Tinkercad, Sequência Fedathi, Ensino de GeometriaResumo
O estudo trata da formação de professores para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele utilizando o software Tinkercad. Objetiva-se investigar a contribuição do Tinkercad na promoção do desenvolvimento do pensamento geométrico de professores através de uma Sessão Didática (SD) baseada na Sequência Fedathi (SF). Os participantes foram cinco professores dos Anos Iniciais. A pesquisa é de natureza qualitativa, básica e abordagem exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário no Google Forms e a análise dos dados foi conduzida mediante Análise de Conteúdo. Os principais resultados indicam que os professores participantes se encontram no nível 2 (análise) de raciocínio geométrico do Modelo Van Hiele, e que o Tinkercad contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico, especialmente quando integrado a Sessões Didáticas baseadas na SF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Marcília Cavalcante Viana, Roberto da Rocha Miranda, Josiane Silva dos Reis, Maria José Costa dos Santos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.