Formação de professores para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele: Uma experiência com o Software Tinkercad

Una Experiencia con el Software Tinkercad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5893

Palavras-chave:

Formação de professores, Pensamento geométrico de Van Hiele, Tinkercad, Sequência Fedathi, Ensino de Geometria

Resumo

O estudo trata da formação de professores para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele utilizando o software Tinkercad. Objetiva-se investigar a contribuição do Tinkercad na promoção do desenvolvimento do pensamento geométrico de professores através de uma Sessão Didática (SD) baseada na Sequência Fedathi (SF). Os participantes foram cinco professores dos Anos Iniciais. A pesquisa é de natureza qualitativa, básica e abordagem exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário no Google Forms e a análise dos dados foi conduzida mediante Análise de Conteúdo. Os principais resultados indicam que os professores participantes se encontram no nível 2 (análise) de raciocínio geométrico do Modelo Van Hiele, e que o Tinkercad contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico, especialmente quando integrado a Sessões Didáticas baseadas na SF.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Viana, M. C., Miranda, R. da R., Reis, J. S. dos, & Santos, M. J. C. dos. (2025). Formação de professores para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele: Uma experiência com o Software Tinkercad: Una Experiencia con el Software Tinkercad. Sensos-e, 12(2), 65–76. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5893