Reflexões sobre a relação entre as políticas de segurança alimentar e nutricional e educação básica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5869Palavras-chave:
Educação, Educação básica, Intersetorialidade, Segurança alimentar, Segurança nutricionalResumo
Este ensaio reflete sobre a necessária relação entre as políticas de segurança alimentar e nutricional (SAN) e a educação no Brasil, destacando a importância de integrar essas dimensões para o desenvolvimento social e humano. Embora "fome" remeta à carência extrema de alimentos, a SAN vai além, exigindo acesso permanente a uma alimentação saudável e adequada, o que demanda políticas públicas articuladas. No contexto escolar, é essencial que a comunidade educativa compreenda a SAN como parte do desenvolvimento integral, promovendo merendas equilibradas, monitorando a qualidade dos alimentos e incorporando práticas pedagógicas que associem alimentação saudável à formação cidadã. Assim, a SAN surge como um desafio intersetorial, exigindo ação coordenada entre gestores escolares e poder público para garantir direitos básicos, como educação e saúde, fundamentais para o pleno desenvolvimento das novas gerações.
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