Educação para a saúde global: Duas experiências formativas interdisciplinares em torno da prevenção e gestão pandémica
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5866Palavras-chave:
Educação para a saúde global, Gestão pandémica, Interdisciplinaridade, Educação/Formação contínua, Ensino superiorResumo
Nas últimas décadas, eventos como a crise climática e a pandemia Covid-19 destacaram a necessidade de repensar as práticas de prevenção, promoção e educação em saúde (PPES) no contexto da prevenção e gestão pandémica. Com o apoio da European University Alliance for Global Health foram desenvolvidos dois cursos de e-learning, cada um com 3 ECTS, focados na abordagem interdisciplinar destas temáticas. Participaram estudantes de diversos campos disciplinares e nacionalidades. No primeiro curso, 15 estudantes utilizaram a abordagem One Health para desenvolver árvores de problemas relacionadas com as práticas de PPES durante a pandemia, explorando temas como os equipamentos de proteção individual e a resistência à vacinação. No segundo curso, 12 estudantes discutiram os desafios da prevenção e gestão pandémica, desenvolvendo projetos de intervenção comunitária, como a formação de embaixadores para a saúde para promover a comunicação sobre práticas de PPES em áreas críticas. Num olhar amplo, a abordagem interdisciplinar enriqueceu os/as estudantes, promovendo a construção de ideias cientificamente maturas e transferíveis para o contexto comunitário e societal mais amplo. O presente artigo dá conta das potencialidades educativas destas práticas de formação no ensino superior, sublinhando o potencial enriquecedor da educação contínua na academia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Miguel Correia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.