Educação para a saúde global: Duas experiências formativas interdisciplinares em torno da prevenção e gestão pandémica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5866

Palavras-chave:

Educação para a saúde global, Gestão pandémica, Interdisciplinaridade, Educação/Formação contínua, Ensino superior

Resumo

Nas últimas décadas, eventos como a crise climática e a pandemia Covid-19 destacaram a necessidade de repensar as práticas de prevenção, promoção e educação em saúde (PPES) no contexto da prevenção e gestão pandémica. Com o apoio da European University Alliance for Global Health foram desenvolvidos dois cursos de e-learning, cada um com 3 ECTS, focados na abordagem interdisciplinar destas temáticas. Participaram estudantes de diversos campos disciplinares e nacionalidades. No primeiro curso, 15 estudantes utilizaram a abordagem One Health para desenvolver árvores de problemas relacionadas com as práticas de PPES durante a pandemia, explorando temas como os equipamentos de proteção individual e a resistência à vacinação. No segundo curso, 12 estudantes discutiram os desafios da prevenção e gestão pandémica, desenvolvendo projetos de intervenção comunitária, como a formação de embaixadores para a saúde para promover a comunicação sobre práticas de PPES em áreas críticas. Num olhar amplo, a abordagem interdisciplinar enriqueceu os/as estudantes, promovendo a construção de ideias cientificamente maturas e transferíveis para o contexto comunitário e societal mais amplo. O presente artigo dá conta das potencialidades educativas destas práticas de formação no ensino superior, sublinhando o potencial enriquecedor da educação contínua na academia.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Correia, M. (2025). Educação para a saúde global: Duas experiências formativas interdisciplinares em torno da prevenção e gestão pandémica. Sensos-e, 12(2), 123–135. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i2.5866