Pensar historicamente com recurso às tecnologias digitais e metodologias ativas: Uma experiência educativa com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5837Palavras-chave:
Pensar historicamente, Ambientes digitais e ativos, 1.º CEBResumo
A aula de História deve privilegiar oportunidades de construção de conhecimento que passe pelo desenvolvimento do pensamento histórico, através do trabalho com conceitos metahistóricos, com recurso a tecnologias digitais e formas mais ativas e participativas em sala de aula. Este estudo emerge no âmbito do doutoramento em Ciências de Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa e tem como propósito compreender o uso das tecnologias digitais aliadas a metodologias ativas de aprendizagem para a compreensão histórica do passado, com vista o desenvolvimento do pensamento e consciência históricos de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste artigo, apenas focaremos nos participantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no qual se desenvolveram sessões de intervenção, em que tinham oportunidade de aprender a pensar historicamente com recurso às tecnologias digitais combinadas com metodologias de cariz socioconstrutivista. Adotou-se uma metodologia qualitativa e o método de estudo de caso, no qual foram aplicados vários instrumentos e técnicas de recolha de dados. Para a análise dos dados qualitativos utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Os resultados permitem concluir que as plataformas digitais que mais ajudaram os alunos a aprender a pensar historicamente foram o YouTube e o Book Creator, e metodologia ativa mais evidenciada pelos alunos foi a Aprendizagem por Pares.
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