Pensar historicamente com recurso às tecnologias digitais e metodologias ativas: Uma experiência educativa com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Vânia Graça inEd - Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal; CIED - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7000-7211
  • Glória Solé CIED - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3383-5605
  • Altina Ramos CIED - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5668-4304

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5837

Palavras-chave:

Pensar historicamente, Ambientes digitais e ativos, 1.º CEB

Resumo

A aula de História deve privilegiar oportunidades de construção de conhecimento que passe pelo desenvolvimento do pensamento histórico, através do trabalho com conceitos metahistóricos, com recurso a tecnologias digitais e formas mais ativas e participativas em sala de aula. Este estudo emerge no âmbito do doutoramento em Ciências de Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa e tem como propósito compreender o uso das tecnologias digitais aliadas a metodologias ativas de aprendizagem para a compreensão histórica do passado, com vista o desenvolvimento do pensamento e consciência históricos de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste artigo, apenas focaremos nos participantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no qual se desenvolveram sessões de intervenção, em que tinham oportunidade de aprender a pensar historicamente com recurso às tecnologias digitais combinadas com metodologias de cariz socioconstrutivista. Adotou-se uma metodologia qualitativa e o método de estudo de caso, no qual foram aplicados vários instrumentos e técnicas de recolha de dados. Para a análise dos dados qualitativos utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Os resultados permitem concluir que as plataformas digitais que mais ajudaram os alunos a aprender a pensar historicamente foram o YouTube e o Book Creator, e metodologia ativa mais evidenciada pelos alunos foi a Aprendizagem por Pares.

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Graça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2025). Pensar historicamente com recurso às tecnologias digitais e metodologias ativas: Uma experiência educativa com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sensos-e, 12(1), 21–35. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5837