O ensino-aprendizagem do passé (dé)composé em contexto de biblioteca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5835

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, FLE, Passé composé, Literatura, Biblioteca

Resumo

Este trabalho descreve o processo e apresenta os resultados de um atelier implementado numa turma de Francês Língua Estrangeira (FLE) em contexto de biblioteca. Serão apresentadas e discutidas as atividades que foram concebidas para colmatar as dificuldades identificadas pelos alunos aquando da realização de exercícios sobre o passé composé, com o objetivo de consolidar a sua utilização. De entre as dificuldades sentidas pelos estudantes, destacam-se a escolha do auxiliar (être ou avoir) e a concordância do particípio passado com o sujeito e com o complemento direto, quando este último está antes do verbo. Estas dificuldades identificadas são o ponto de partida para uma sequência de tarefas de complexidade gradual, com base numa seleção de excertos de um texto literário. Foi-nos possível concluir que estratégias diferenciadas constituem uma boa forma de aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, levando a melhores resultados de aprendizagem e uma possível solução para as dificuldades sentidas no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo.

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Oliveira, L. (2025). O ensino-aprendizagem do passé (dé)composé em contexto de biblioteca. Sensos-e, 12(1), 15–20. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5835