O ensino-aprendizagem do passé (dé)composé em contexto de biblioteca
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5835Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, FLE, Passé composé, Literatura, BibliotecaResumo
Este trabalho descreve o processo e apresenta os resultados de um atelier implementado numa turma de Francês Língua Estrangeira (FLE) em contexto de biblioteca. Serão apresentadas e discutidas as atividades que foram concebidas para colmatar as dificuldades identificadas pelos alunos aquando da realização de exercícios sobre o passé composé, com o objetivo de consolidar a sua utilização. De entre as dificuldades sentidas pelos estudantes, destacam-se a escolha do auxiliar (être ou avoir) e a concordância do particípio passado com o sujeito e com o complemento direto, quando este último está antes do verbo. Estas dificuldades identificadas são o ponto de partida para uma sequência de tarefas de complexidade gradual, com base numa seleção de excertos de um texto literário. Foi-nos possível concluir que estratégias diferenciadas constituem uma boa forma de aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, levando a melhores resultados de aprendizagem e uma possível solução para as dificuldades sentidas no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Lucie Oliveira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.